sexta-feira, 26 de maio de 2017

Adoção: Evento alerta para importância da preparação familiar

A primeira-dama e secretária de Governo de Caucaia Erika Amorim participou nesta sexta-feira (26/5) de evento promovido pelo Fórum da cidade. Ela prestigiou a quinta edição da comemoração alusiva Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio. O evento foi promovido pela Vara da Infância e Juventude com o objetivo de divulgar a importância de as famílias estarem bem preparadas para a chegada de um novo membro.

Erika Amorim destacou a parceria entre a Prefeitura e Poder Judiciário para a efetivação das adoções. É a Justiça quem defere o processo. “Nós apoiamos a efetivação da adoção através da Secretaria de Desenvolvimento Social, seja cedendo servidores (equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos) ou executando ações que possam efetivar o processo”, explicou.

Titular da Vara da Infância e Juventude, a juíza Elisabete Silva alertou para a necessidade de a adoção ser uma decisão tomada com seriedade. “Adotar é um ato de muita caridade, mas que tem que ser feito de coração. Não é uma decisão de uma hora para outra. Ela precisa ser bem avaliada. Por isso temos uma equipe preparada para dar suporte a quem se interessa em adotar e às crianças que serão destituídas do núcleo familiar original. Elas também precisam de acompanhamento e entendimento do processo”, disse a magistrada.

Existem hoje em Caucaia 52 processos de adoção em tramitação, nos quais as crianças já estão em novas famílias. Há ainda 22 processos de habilitação em adoção, onde os pais e os futuros filhos estão em processo de avaliação, e cinco casos de destituição da criança em relação ao ambiente familiar original para estarem aptas à adoção.

Aos 27 anos, a farmacêutica Jurlene Ribeiro é mãe da Vitória, de apenas dois anos. Há um ano, ela finalizou o processo de adoção e conseguiu a guarda da pequena. “Sempre sonhei em ser mãe, mas não sabia como nem por onde começar. Mas aqui no Fórum eu pude realizar meu sonho. O processo não é fácil, demora um pouco, mas é primordial o acompanhado com os psicólogos, os cursos que fazemos... Vale a pena, pois nos deixa seguros quanto ao trâmite geral da adoção”, opina.

http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário