quinta-feira, 4 de maio de 2017

Aedes aegypti: SMS fecha parceria com pesquisadora holandesa

Levando em conta os ainda elevados índices de infestação do Aedes aegypti em Caucaia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem redobrando a atenção no que diz respeito ao combate do mosquito. Agora, além de toda a mobilização de carros fumacê e agentes de endemias, a Prefeitura fecha parceria com a pesquisadora holandesa Sonja Leonhard.

Em reunião nessa quarta-feira (3/4), representantes da SMS acertaram o compromisso de apoiar estudos da pesquisadora voltados às arboviroses e à Síndrome de Guillain Barré. Arboviroses são doenças transmitidas por insetos (onde incluem-se a dengue, a zika, a chikungunya e a febre amarela, causadas pelo Aedes aegypti), enquanto a síndrome é uma fraqueza muscular de aparecimento súbito.

Para o sub-secretário de Saúde, Franzé Cavalcante, e para o coordenador de Vigilância em Saúde da SMS, Adriano de Souza, investir em iniciativas como esta pode render frutos positivos para a política pública de saúde e para a sociedade.

A partir da pesquisa, nós vamos avaliar as possíveis complicações que as arboviroses podem trazer para os nossos pacientes e identificar os pacientes com estas possíveis complicações para que possamos ter uma rede de estudos dentro do município avaliando esses casos. Nós estamos mais atentos ao tema e a nossa Vigilância vai atuar de forma mais presente”, afirma Franzé Cavalcante.

Divulgado no último dia 24, o mais recente Boletim Epidemiológico da SMS indica que Caucaia registrou 1.857 casos suspeitos de dengue neste ano, sendo confirmados 368 ocorrências. Já para a chikungunya, as notificações chegaram a 2.632. Os casos confirmados foram 1.008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário