terça-feira, 30 de maio de 2017

Primeiro Passo: Governo vai capacitar mais 6.500 jovens em 2017


A informação foi dada durante a formatura de 600 jovens capacitados pelo projeto, dos quais 95 já estão empregados


unnamed.jpg

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, irá capacitar mais 6.500 jovens, em 2017, por meio do Projeto Primeiro Passo. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (30), pelo titular da Pasta, Josbertini Clementino, no Clube da Petrobras, em Fortaleza, durante a formatura de outros 600 adolescentes, qualificados na linha de ação Jovem Aprendiz. Somente neste ano, a STDS já entregou, prontos para o mercado de trabalho, 1.202 jovens, devidamente profissionalizados, em várias áreas do comércio, indústria, serviços e gastronomia.


“Estamos entregando para o mercado de trabalho cearense jovens mais capacitados e qualificados numa linha de ação que tem muito impacto, que é o Jovem Aprendiz. Eles puderam trabalhar e estudar ao mesmo tempo, tiveram aprendizagens prática e teórica, inclusive com a carteira já assinada como aprendizes. Isso é muito importante. Vamos trabalhar, este ano, com mais 6.500 jovens, qualificando-os no Primeiro Passo, não só na linha Aprendiz, mas também Bolsista e Estagiário. E seguimos cumprindo uma determinação muito clara do governador Camilo Santana, que é atuar para qualificar nossa juventude”, reforçou o titular da STDS.



“A capacitação foi como um divisor de águas em minha vida. Antes do curso, lembro de não ter perspectivas de emprego e agora estou contratada como Aprendiz e tenho grandes chances de ser efetivada na empresa em que trabalho. Tenho orgulho de dizer que, hoje, ajudo meus pais com as despesas da casa e pago um curso técnico preparatório para a faculdade, mais um sonho que sei que vou alcançar”, declarou com brilho no olhar, a concludente do curso de Assistente Administrativo, Ana Caroline Sousa.



Novos profissionais


“E dos 600 formandos de hoje, 95 já foram contratados, já estão no mercado ou pelas empresas onde fizeram a parte prática do curso ou por outras que enxergaram neles talento para colaborar no desenvolvimento de seus empreendimentos e do Estado do Ceará”, destacou Josbertini. Ao todo, 305 empresas foram parceiras do projeto na ação, onde os jovens desenvolveram atividades em vários campos de conhecimento, ao mesmo tempo em que exerciam a prática dos cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Comércio e Assistente de Vendas.


Realizados em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (Idesq), os cursos foram divididos em quatro ciclos de aprendizagem, sendo a etapa teórica composta de 400 h/a e a prática de 880 h/a, totalizando uma carga horária de 1.280 h/a. O Primeiro Passo capacita profissionalmente, por meio das linhas de ação Aprendiz, Bolsista e Estagiário, adolescentes e jovens oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional. Foram incluídos, nos cursos que serão encerrados nesta terça-feira, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), através de parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), e jovens oriundos do Projeto Vira Vida, realizado em parceira com o SESI Parangaba.


30.05.2017

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva
Cel: 9.8878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
Twitter: www.twitter.com/stdsonline
Facebook: www.facebook.com/stdsce
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário