sexta-feira, 5 de maio de 2017

Caucaia: Cadastro Ambiental Rural: capacitação chega a mais 13 municípios

RCar curso1

Uma nova capacitação sobre a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) começou, nesta quarta-feira (3), para técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e agentes da Ematerce que compõe a Unidade de Gerenciamento do Projeto CAR no Ceará. O curso de 24 horas segue até amanhã (5), na Escola de Gestão Pública, numa ação integrada da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Semace, Ematerce e Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), e com recursos do Fundo Amazônia-BNDES.

Ao final da capacitação, os servidores estarão aptos a atuar como multiplicadores das técnicas de elaboração do CAR, junto a outros servidores dos escritórios regionais da Ematerce localizados em 13 municípios: Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama, na Região Metropolitana de Fortaleza, e em Uruburetama, na região Norte. O curso é ministrado pelas engenheiras florestais do CAR/Semace, Marcela Eberius, Patricia Nara e Jaine Cubas.

O Cadastramento Ambiental Rural é realizado pela internet e obrigatório para todos os proprietários do estado. Os pequenos proprietários, que têm acesso reduzido à internet ou baixo letramento digital, recebem o apoio do Governo do Ceará para registrar as informações exigidas. Sem o cadastro, o proprietário fica impedido de participar das políticas públicas voltadas ao segmento, inclusive de obter crédito subsidiado.

“O objetivo principal  é apoiar os agentes públicos para funcionarem como multiplicadores desta política pública, imprescindível aos proprietários e posseiros com áreas de até quatro módulos rurais, e que se enquadrem como agricultores familiares”, explica a coordenadora do CAR no Ceará, Tereza Farias. “Para este público, o Estado vem apoiando a realização do CAR, com atendimento na sede da Semace e nos escritórios da autarquia de Sobral e Crato.



04.05.2017

Alberto Perdigão
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário