segunda-feira, 29 de maio de 2017

Creche: Projeto modelo é apresentado a vereadores

No último dia 19 de maio, uma comitiva da Prefeitura liderada pela secretária de Governo Erika Amorim esteve em Campinas (SP) para conhecer experiências na educação infantil e implementar um modelo de creche com a proposta do Instituto Myra Eliane em Caucaia. Na tarde desta segunda-feira (29/5), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), o projeto foi apresentado pela direção do Instituto a vereadores do município.  

Para a creche ser instalada em Caucaia, a Prefeitura deve ceder um terreno de 17 mil metros, escolhido no Araturi por técnicos do Instituto. Serão 630 crianças atendidas em tempo integral, com idades de dois a cinco anos e nove meses. O projeto contempla auditório, piscina, teatro, centro de formação para professores, além de centro de etnias para o resgate das comunidades indígenas e quilombolas. 

O prefeito Naumi Amorim destaca que o equipamento será modelo para o Ceará. "Não vamos gastar nenhum centavo dos cofres do município. O terreno está sendo doado. Será um divisor de águas na educação infantil do município", destaca.

A secretária de Governo Erika Amorim acha fundamental o tratamento diferencial do aprendizado na primeira infância. "É um período forte na formação do caráter e da personalidade das nossas crianças. Quando conhecemos o modelo do Instituto lá em Campinas presenciamos um trabalho arrojado em cima de princípios e valores. Fiquei apaixonada por este modelo e estou sonhando com este modelo ser implantado aqui", complementa.   

Para a secretária de Educação Lindomar Sores, a instalação do centro de formação para professores é muito importante para a cidade tornar-se referência no Nordeste. "Não podemos ter um equipamento deste em cada bairro, mas vamos implantar a mesma metodologia em outras creches do município com os professores capacitados após a formação no centro", adianta.   

Valéria Serpa, diretora do Instituto Myra Eliane, acredita que a receptividade, o empenho e a determinação do prefeito Naumi Amorim e da primeira-dama Erika Amorim foram essenciais para a decisão do instituto de instalar a creche modelo em Caucaia. "Nossa história não é construir creches; é implantar metodologias e fazer acompanhamento. Mas ficamos tão sensibilizados com o prefeito e a primeira-dama que estamos agora com Caucaia. A meta é que em outubro a obra esteja concluída", destaca.     

Além das disciplinas convencionais, o método desenvolve nas crianças valores humanos, a fraternidade, a cooperação, a cidadania e a atuação compartilhada como forma de transformação social. A construção da unidade será realizada com mão-de-obra local. 

O Projeto de Lei que viabiliza a área para ser destinada a creche modelo está pronto. Deve ser enviado à Câmara Municipal ainda esta semana para apreciação dos vereadores.


O INSTITUTO
Criado em 2016, o Instituto Myra Eliane surgiu a partir de estudos sobre as causas de problemas sociais. Busca a oferta de creches e escolas infantis, e a qualidade do Projeto Pedagógico das escolas voltadas para a formação do caráter, com base em valores humanos. 

No Ceará, o Instituto Myra Eliane vem desenvolvendo o projeto “Valores Humanos na Educação Infantil” em parceria com o Ministério Público e com o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ). Por meio dessa iniciativa, os municípios se comprometem a inserir nas legislações municipais normas que garantam a adequação do projeto pedagógico de todas as creches ou pré-escolas para a inclusão de conteúdo adicional direcionado à formação dos valores humanos e do caráter das crianças. 


No início de abril, esse mesmo projeto promoveu um curso de formação com representantes de Secretaria de Educação de Caucaia.

http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário