sexta-feira, 5 de maio de 2017

Delegacias de Fortaleza e da Região Metropolitana recebem reforço durante a noite



Em uma iniciativa da Superintendência da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), as delegacias plantonistas e distritais situadas em Fortaleza e na Região Metropolitana tiveram o policiamento reforçado durante o período da noite. As unidades contam com o trabalho desenvolvido pelas Equipes de Pronto Apoio, formadas por policiais civis, que são responsáveis por dá suporte aos servidores de plantão e por fortalecer a segurança no entorno das unidades policiais. O trabalho, que se iniciou em fevereiro deste ano, segue diretrizes estratégicas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

De acordo com o delegado geral adjunto, Marcus Rattacaso, a atividade é desenvolvida por policiais que estão trabalhando em regime de serviço extraordinário, em horário de folga e, para isso, eles recebem o pagamento de hora extra. “Eles dão apoio às delegacias de Polícia Civil depois do término do expediente, tanto plantonistas como não”, especifica o gestor. Os agentes de segurança também realizam abordagens e cumprem diligências que sejam necessárias na região das unidades. 

As Equipes de Pronto Apoio são coordenadas pelo Departamento Técnico Operacional da (DTO) Polícia Civil, sob a direção da delegada Adriana Arruda, diretora do setor. “Não são os mesmos (servidores) e eles mudam de local. São policiais operacionais de todas as delegacias”, detalha Adriana, ressaltando que o intuito do trabalho também abrir espaço para que todos os queiram participar. Ela também explica que os profissionais atuam todos os dias, divididos em quatro grupos compostos por escrivães e inspetores.

Para que o serviço seja feito, é realizado um levantamento diário sobre as áreas que mais registraram ocorrências no dia anterior. Nas delegacias situadas nessas regiões, as Equipes de Pronto Apoio vistoriam os xadrezes, dão apoio aos policiais da permanência e fazem saturações e abordagens nas redondezas, além de dar suporte ao supervisor do plantão. “O trabalho visa coibir possíveis ações criminosas contra as unidades policiais, fugas e resgate de presos”, pontua Adriana, ao avaliar que o trabalho preventivo já apresenta bons resultados. Ela acrescenta que fugas foram evitadas.

O trabalho extra também atua de forma conjunta com o policiamento já existente nas áreas. Ainda de acordo com a diretora do DTO, um exemplo dessa integração é a captura de um grupo suspeito da tentativa de latrocínio contra um policial civil, no bairro de Fátima, no dia 27 de abril. As ações são coordenadas pelo DTO, que acompanha em tempo real as ocorrências registradas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da SSPDS. As informações são repassadas para o grupo que está na rua, o que possibilita deslocamento em um tempo mais hábil.


Próximos planos

Adriana revela o plano de aprimorar as Equipes de Pronto Apoio: “Estamos planejando fazer um nivelamento desses policiais para eles estejam preparados em situações de abordagens e utilização de armamento não letal, por exemplo”. O treinamento, previsto para ser ministrado por policiais da Unidade Tático Operacional (UTO) da Divisão Antissequestro (DAS), visa alcançar um resultado ainda mais positivo para a segurança pública.

Fonte: SSPDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário