terça-feira, 16 de maio de 2017

Deputado Bruno Pedrosa: Ceará, Terra do Humor: governador Camilo Santana sanciona Lei Chico Anysio

A sanção ocorreu em meio a piadas e homenagens ao intérprete natural de Maranguape. A lei denomina “Ceará, Terra do Humor” como Bem Cultural de Natureza Imaterial

web_170515_LEI_DO_HUMOR_MG_2475.jpg
Humor e alegria desenharam a tarde desta segunda-feira (17), quando o governador do Ceará, Camilo Santana, sancionou o Projeto de Lei que denomina “Ceará, Terra do Humor” como Bem Cultural de Natureza Imaterial. Intitulada Lei Chico Anysio, em homenagem ao intérprete maranguapense, a lei, de autoria do deputado estadual Bruno Pedrosa, foi comemorada por humoristas do Estado em solenidade no Palácio da Abolição.


De acordo com o chefe do Executivo, a lei vai fortalecer a política cultural do humor num estado que traz grandes nomes do segmento, como Renato Aragão e Tom Cavalcante, além do humorista de 209 personagens, Chico Anysio. “O Ceará tem um humor diferenciado, gostoso e único, e, com esta lei, nós queremos valorizá-lo, levando os humoristas para mais próximo das pessoas. Além da terra da luz, o Ceará passa a ser, também, a terra do humor”, somou o governador.

WEB_TS2067.jpg
Também presente na solenidade, o secretário da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba, ratificou a importância do reconhecimento dos artistas do riso. “Uma lei como esta permite à Secretaria da Cultura a elaboração de uma política cultural mais eficaz. A Secult retomou o Edital do Humor após se reunir com o Fórum Estadual Humor, e, agora, temos o reconhecimento dele no Edital de Incentivo às Artes”, disse Piúba. O Edital, segundo o secretário, está avaliando 30 projetos humorísticos neste semestre. A nova publicação deve direcionar um investimento da ordem de R$ 700 mil para o segmento.


170515_LEI_DO_HUMOR_MG_2503.jpg
Autor da Lei Chico Anysio (Lei N.º 220/15), aprovada em abril último, o deputado estadual Bruno Pedrosa reforça o papel da regulamentação como incentivo não só para os humoristas do Estado, como para o turismo cearense. “Levar o nome Chico Anysio, que foi o precursor do humor, não só cearense, como brasileiro, faz com que a gente tenha mais responsabilidade de incentivar os humoristas, incentivar o humor, até porque ele tem um papel preponderante no turismo cearense”, afirmou o parlamentar.


Ceará, um cartão postal

WEB_TS2155.jpg
A sanção da Lei Chico Anysio veio como batismo para o humorista e filho do intérprete do professor Raimundo, André Lucas. “Colocar o nome do meu pai é uma coisa muito especial porque ele faz parte disso. Nenhum humorista do mundo interpretou mais personagens, que mais falou do Ceará. Maranguape, por exemplo, ficou nacionalmente conhecida por causa da Escolinha do Professor Raimundo”, rememora. Parafraseando o pai, agraciado em 2012 com a Medalha da Abolição, ele sorri: “Ceará não é um estado, é um cartão postal”.


Estiveram presentes na cerimônia, também, o diretor do Teatro Chico Anysio e presidente da Associação Cearense dos Humoristas, Jader Soares (o Zembrinha); a superintendente regional do Iphan no Ceará, Geovana Cartaxo; o prefeito de Maranguape, João Paulo Xerez; além de humoristas cearenses, como Lailton Rocha (Lailtinho Brega), Iran Delmar (o Coxinha), Antônio Fernandes (Skolástica), entre outros.

15.05.2017

Fotos: Carlos Gibaja e Tiago Stille / Governo do Ceará

Caio Faheina
Repórter / Célula de Reportagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário