terça-feira, 16 de maio de 2017

Dia das Mães: Sobre partilhar dúvidas e emoções

A série especial de reportagens sobre o Dia das Mães continua hoje divulgando um importante serviço da Prefeitura. Muita gestante tem vivido melhor a maternidade por conta dele. Porque quanto mais informação e acolhimento, melhor.

A gravidez é um período de mudanças. O corpo da mulher se adapta, as emoções ficam à flor da pele. Surgem os medos, o amor e as dúvidas. E atravessar esse momento acompanhada de quem sente o mesmo e tem questionamentos parecidos pode ser um alívio. Para isso existem grupos de gestantes. Um espaço que encanta pela possibilidade de partilhar anseios e emoções.

Em Caucaia, dez Centros de Referência da Assistência Social (Cras) oferecem esse serviço. Cada um atende, em média, 20 mulheres semanalmente. Isso representa cerca de 800 atendimentos mensais. Os encontros são marcados por palestras sobre os mais temas importantes para uma gravidez saudável: pré-natal, alimentação, amamentação, primeiros cuidados com o bebê... As mulheres também participam de oficinas socioeducativas, de arte e artesanato, dinâmicas, brincadeiras e outras atividades que ajudam na construção de vínculos afetivos fortes.

No Cras Antônio Façanha de Menezes, no Grilo, o grupo é formado por 19 gestantes. Elas reúnem-se sempre às sextas-feiras pela manhã. Cada unidade tem seu próprio cronograma. Mas uma exigência é comum a todos os Centros: só tem acesso ao serviço a grávida que tiver iniciado o pré-natal. Além disso, ela deve apresentar carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, telefone para contato e Número de Identificação Social (NIS, que pode ser retirado no momento da inscrição).

A educadora física Carol Alves tem 29 anos e está no quarto mês de gestação. Espera o primeiro filho e sente-se encorajada para levar uma gravidez mais saudável e consciente por conta da ajuda do grupo do Cras Grilo. “Esse curso tem sido importante porque além de aprender sobre a gestação, alimentação e saúde, a gente conhece umas às outras, interage, tira dúvidas... Assim, nós conseguimos acompanhar melhor a gravidez. As técnicas nos orientam porque é tudo muito novo. Eu nem sei direito sobre o pré-natal, mas através do grupo tenho aprendido a importância dele.”

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) gere o programa. Tem uma parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), através do posto de saúde do bairro. Assim, a realização das palestras torna-se uma ação assistencial intersetorial, fazendo com que o trabalho tenha cada vez mais qualidade.

Os conselhos sobre alimentação são os mais elogiados e aguardados pelas gestantes. Segundo a nutricionista Samily Evangelista, elas trazem muitas experiências da rotina doméstica. Isso facilita o debate. “Sempre tentamos adequar a realidade de cada uma a uma alimentação saudável. Damos destaque a pontos mais específicos, nutrientes e vitaminas mais necessários, o que deve ser evitado. Tudo sempre no enfoque de uma alimentação mais acessível, que não pareça algo distante da realidade delas”, esclarece.

Coordenadora do Cras Grilo, Priscila Monteiro define o grupo de gestantes como uma grande contribuição para a construção de uma boa relação entre mãe e (futuro) filho. “Nós damos orientações em relação aos direitos, aos cuidados, incentivamos essa afetividade para já iniciar essa construção de um vínculo, fazendo com que esse laço cresça para a criança ter um ambiente saudável, unido, não só em relação ao afeto como também uma base familiar respeitosa e responsável”, destaca.

Aos 18 anos, Jéssica Dias é dona-de-casa, está na segunda gestação e frequenta o grupo mais uma vez. “Aqui é uma oportunidade para nós aprendermos coisas novas. Minha primeira vez no grupo já me ajudou muito. Agora eu estou para aprender mais. Aqui tenho aprendido a ter mais amor, paciência, carinho e respeito pelo meu filho. Elas sempre falam de fortalecer os vínculos e nos ensinam a dar valor a isso. Acho muito importante.”

A importância da família é sempre destacada nos encontros. “A família hoje é central na construção das políticas públicas. Nós, então, precisamos mesmo fortalecê-las. Precisamos dar mais condições a elas. E esse grupo é uma das estratégias” explica a coordenadora do Cras Grilo.

Muitas mulheres chegam ao grupo de gestantes cheias de incertezas e dificuldades. Assimilar e aceitar a gravidez é a mais recorrente delas. Foi o que aconteceu com Flaviane do Nascimento, de 24 anos. Ela está grávida do primeiro filho. “Foi aqui no Cras que me ajudaram a aceitar. Eu comecei a frequentar os encontros, conhecer outras meninas que estavam enfrentando a mesma situação que eu e isso me deu forças. Conversei, soube o que elas estavam passando e pude enxergar que tem gente passando por coisas mais difíceis e, mesmo assim, está feliz com a gravidez. Por que, então, eu não estava?”, recorda a babá.

Ao fim dos encontros, as mulheres ganham um kit para o bebê. Elas recebem banheira, bolsa, material de higiene, roupas, cueiros, fraldas, dentre outros objetos. Para Tatiane dos Santos, de 24 anos, o kit vai ajudar muito, principalmente a quem, como ele, espera o segundo filho. “Ajuda muito porque economizamos com algumas coisas e podemos gastar com outras”, finaliza.

ONDE FICAM OS DEZ CRAS?

CRAS JUREMA
Rua Matheus Lemos, nº 1.401, Marechal Rondon

CRAS ARATURI
Rua Central, s/n, Araturi

CRAS CAIC
Rua Coronel Pinho, s/n, Capuan

CRAS CAPUAN
Rua Coronel Pinho, s/n, Capuan

CRAS GRILO
Rua Júlia de Oliveira, nº 1.862, Grilo

CRAS GUADALAJARA
Rua Acapulco, nº 706, Guadalajara

CRAS LITORAL
Rua Ivan Bezerra, s/n, Camurupim

CRAS METRÓPOLE
Rua 127, nº 188, Nova Metrópole

CRAS PARQUE DAS NAÇÕES
Rua 9, nº 130, Conjunto São Miguel

CRAS SEDE
Rua José de Pontes, s/n, Açude

Nenhum comentário:

Postar um comentário