quarta-feira, 28 de julho de 2021

Corpo de Bombeiros debela incêndio em apartamento no bairro Araturi em Caucaia

 

Bombeiros (1ªCia/1ºBBM) debelam incêndio em apartamento no Araturi

Corpo de Bombeiros debela incêndio em apartamento no bairro Araturi em Caucaia. Os Bombeiros Militares do 1º Socorro do Quartel Central (1ªCia/1ºBBM) debelaram o incêndio em apartamento na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. Primeiramente, os Bombeiros foram acionados, por volta das 15h49 da tarde desta terça-feira (27), pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) para atender uma ocorrência de incêndio em edificação multifamiliar. Imediatamente as guarnições se deslocaram a Rua José Marinho, no bairro Araturi, em Caucaia.

Estabelecimento e ataque

Logo depois a guarnição chegou o local, se depararam com incêndio no 2º andar de um prédio de apartamento. De acordo com o 1º Tenente Almeida Filho, “o sistema preventivo do condomínio funcionou plenamente, inclusive os moradores fizeram um primeiro combate a partir do hidrante de pavimento com água da reserva técnica de incêndio (RTI)”, declarou, “contudo, ao chegarmos armamos uma linha direta de ataque com três mangueiras, o primeiro lance de 2 e 1/2 polegadas e os outros dois lances de 1 e 1/2 polegadas, como também o esguicho de vazão, a partir da viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 03 (ABTS 03), sendo utilizado cerca de 600 litros para o combate e rescaldo”, complementou o comandante do socorro.

Conforme o tenente, durante o resgate foi resgatado um cãozinho de pequeno porte, que em seguida foi entregue ao seu tutor, que não apresentou ferimentos aparentes.


Os danos

A situação toda acabou gerando danos materiais. Somente uma perícia poderá apurar a causa deste incêndio e onde o mesmo iniciou. Contudo, pela dinâmica do fogo e avaliação de danos, é possível supor que o incêndio tenha iniciado no quarto do casal, onde se sofreu maiores danos e o foco do incêndio foi maior. O quarto do casal teve queima total, os demais cômodos apenas pequenos sinistros devido a expansão da fumaça no interior do apartamento, foi necessário usar técnica de ventilação e pulsos de jato de água atomizados para extinguir toda a fumaça dos ambientes.

O incêndio atingiu o vestuário do casal, documentos, guarda roupa, cama, parte elétrica, inclusive paredes e reboco.


Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal).

Ao mesmo tempo, se realizou uma inspeção visual que não identificou nenhum foco de reignição. Na oportunidade foi desligado uma fonte de energia, bem como o abastecimento de gás para o apartamento, como também foi implementado o isolamento do local. Em suma, após a conclusão do combate ao incêndio, o local ficou sob a responsabilidade do seu proprietário.

Conforme o 1º Tenente Almeida Filho, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, informou o comandante do socorro.

Por prevenção foi orientado para que fosse acionado uma vistoria no local por parte da Defesa Civil da Cidade de Caucaia, para que fossem avaliados as condições de segurança e habitação da edificação. No mais os maiores danos foram materiais, onde o incêndio consumiu todo o quarto do apartamento.

Guarnição

Em síntese, Corpo de Bombeiros debela incêndio em apartamento no bairro Araturi em Caucaia. Atuaram na ocorrência, o tenente Almeida Filho, o subtenente Paulo Bento, o subtenente Leocádio, o cabo Júnior e cabo Melo, na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 03 (ABTS 03).

https://www.bombeiros.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário