quinta-feira, 15 de julho de 2021

Prefeitura de Caucaia fortalece ação de segurança e urbanização em comunidade ameaçada por facção

 

Na manhã desta quinta-feira (15), o Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, visitou a comunidade de Vila Nova, na periferia do município, após moradores da região sofrerem intimidações por parte de facções criminosas. Diante da situação, a gestão municipal realizou imediatamente uma força-tarefa, com ações efetivas para garantir a segurança e devolver as moradias. De acordo com relatos, as ameaças começaram no último domingo (11), quando um grupo armado coagiu as pessoas a deixarem suas casas. Também houve denúncias de saques e invasões domiciliares. Ainda segundo depoimentos, cerca de 50 famílias abandonaram as residências até esta terça-feira (13).

Toda a iluminação pública foi revitalizada ainda na tarde de quarta-feira (14). O Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, solicitou com urgência a recuperação da pavimentação no local, para em seguida ser iniciado o asfaltamento. Um Módulo de Segurança, estrutura da Polícia Municipal que abrigará uma equipe fixa da corporação, já foi implantado. O ponto também servirá de apoio à viatura da Polícia Militar que fará rondas 24 horas na região e trabalhará em conjunto com o efetivo municipal.

Assistentes sociais, da Secretaria de Desenvolvimento Social, estão presentes entregando aos moradores itens como colchonetes e lençóis. O órgão também está cadastrando as famílias afetadas para entrega de cestas básicas e acompanhamento psicossocial. “Afrontaram um direito básico, que é o da propriedade privada. Não dá pra um cidadão perder o maior bem que alguém pode conquistar que é a sua moradia. Não vai ser admitido em hipótese alguma nenhum bandido ferir os Direitos Humanos em nossa cidade”, disse o Prefeito.

O vice-prefeito, Deuzinho Filho, o Presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Luiz Carlos Menezes, o Tenente-Coronel do 12º Batalhão Hideraldo Bellini e a Secretária Executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Governo do Estado, Lia Ferreira Gomes, acompanharam o prefeito durante a visita. Lia agradeceu a agilidade da gestão municipal na resolução do conflito: “Eu queria agradecer. Nós tivemos no gabinete do Prefeito ontem, pedimos algumas coisas pra melhorar a estrutura. Nunca vi tanta eficiência”, enfatizou.

Com essas primeiras ações, muitos moradores já retornaram às suas casas. Mesmo não querendo gravar entrevista, os depoimentos são de que, após as intervenções da gestão municipal, eles voltaram a se sentir seguros. “Se alguém tiver que se mudar, que se mudem os bandidos de nossa cidade”, finalizou Vitor Valim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário