domingo, 6 de outubro de 2019

Érika Amorim lamenta baixa de vagas da Universidade Aberta

A deputada estadual Érika Amorim (PSD) lamentou, em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) de ontem (3), a redução nas vagas disponibilizadas por meio da iniciativa Universidade Aberta do Ceará (Uace), que tem como objetivo ampliar o acesso de estudantes de municípios pobres ao ensino superior. A baixa, em novo edital, é resultado de contingenciamento de verbas.
De acordo com a parlamentar, somente no Ceará são 39 polos abertos, com aproximadamente 900 alunos. As unidades são mantidas por instituições estaduais e federais de educação superior. “Devido à falta de recursos, novas turmas não foram abertas, o que acarretou diminuição dos alunos, pois esse número já foi bem maior”, informou.
Ela afirmou que, de acordo com o estudo realizado para o edital, foi identificada uma demanda de mais de 24 mil vagas, porém somente pouco mais de 5,5 mil estão disponíveis. “Nossa preocupação é que essas vagas sejam reduzidas de fato. Esses polos são importantes e proporcionam aos jovens de locais mais longes o acesso a um ensino superior de qualidade. Isso se trata de oportunidade. É o sonho de uma especialização ou uma graduação. Já estamos em contato com nossa bancada federal para pedir apoio e reverter esse quadro”, adiantou.
A deputada parabenizou o Governo do Estado por “estar fazendo seu papel, assim como os municípios”. Segundo ela, há polos, como Canindé e Madalena, que, mesmo com investimentos próprios, ainda não dispõem de nenhuma vaga.
A parlamentar também destacou que estão tramitando, em Brasília, dois projetos de lei que reduzirão a cota destinada ao Ceará, de 5% para apenas 1%. “Não podemos aceitar isso. Reduzir para o Ceará impacta muito mais que em alguns estados. Não podemos tratar com igualdade as unidades da Federação, se há desigualdade. Estarei indo a Brasília, na próxima semana, para lutar pela verba da aprendizagem e para os polos das universidades abertas”, afirmou.

No mesmo pronunciamento, Érika Amorim comentou, ainda, sobre audiência pública que debateu a inserção dos jovens no mercado de trabalho, com o tema “Aprendizagem Profissional: transformando vidas”, e o projeto “Pacto pela Aprendizagem Profissional”. As discussões foram feitas na última quarta-feira (2), na AL-CE.
Conselho
A deputada também ressaltou o acontecimento da eleição para a escolha dos conselheiros tutelares nos municípios brasileiros, que ocorrerá próximo domingo (6). “Todos que possuem título eleitor válido devem e podem votar. Os conselhos tutelares possuem papel importante para garantir os direitos das crianças e adolescentes. É preciso ficar atendo aos candidatos, verificar o histórico de lutas para uma boa escolha”, defendeu.

O deputado Fernando Hugo (PP), na mesma ocasião, comentou que os conselheiros tutelares exercem papel importante e garantem os direitos de crianças e adolescentes. O parlamentar lamentou que os conselhos não tenham, por parte dos municípios, Estado e União, o aporte necessário para a prática de suas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário