segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Semana do Bebê começa nesta segunda (7) com extensa programação em saúde

A programação da Semana do Bebê iniciou nesta segunda-feira (7), nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Sítios Novos, Picuí, Velho São Miguel Verbena e Antonio Jander Pereira Machado, além do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Guadalajara. As ações são desenvolvidas pela Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Com o tema “Valorizando a primeira infância: educar, cuidar e amar”, o objetivo da programação é “assegurar às crianças o direito à proteção, à saúde e à educação de qualidade”, descreve o titular da pasta, Moacir Soares. Para isso, as ações realizaram palestras com nutricionista e fonoaudiólogos focando o aleitamento materno e introdução alimentar nas crianças a partir de 6 meses, e roda de conversa sobre mastigação e desenvolvimento do bebê e da criança.
“Nossos pequenos caucaienses estão muito bem assistidos com a nossa equipe de profissionais em saúde totalmente qualificada, que montou uma programação especial focando os cuidados aos bebês e também as mamães”, ressalta Moacir. Ele se refere aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), médicos e enfermeiros do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que executam a programação da Semana do bebê nas UAPS.
Ainda nesta segunda-feira, primeiro dia da Semana do bebê, as UAPS realizaram atendimento em puericultura, uma a área da saúde que se dedica ao estudo dos cuidados com o ser humano em desenvolvimento, mais especificamente com o acompanhamento do desenvolvimento infantil. “Durante as consultas de pré-natal os profissionais de saúde enfatizaram o parto humanizado, prática instituída por lei em nosso município”, comentou Moacir.
Em momento de descontração, as mamães participaram de sorteios de kits de higiene para o bebê e fraldas descartáveis. Nesta terça-feira (8), as ações chegam às UAPS Velho São Miguel, José Rodrigues dos Santos e Antonio Jander Pereira Machado. Na programação, orientações sobre cuidados com higiene oral e as primeiras escovações do bebê e distribuição de material educativo sobre os 10 passos da alimentação saudável para crianças menores de 2 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário