quinta-feira, 14 de junho de 2018

Conselhos locais serão empossados nesta sexta (15)

Caucaia dará, na próxima sexta-feira (15/6), um importante passo para o controle social da saúde. De forma pioneira, o município vai dar posse a 46 Conselhos Locais de Saúde (CLS), em solenidade com a presença do prefeito Naumi Amorim. Ao todo, serão empossados 736 conselheiros, entre titulares e suplentes, que participarão ativamente da fiscalização dos serviços e ações dos postos de saúde. O mandato é referente ao biênio 2018 - 2020.
Os colegiados são formados por um percentual de 50% de usuários e representantes da comunidade local. O restante está dividido entre 25% de profissionais da saúde que atuam naquele território e 25% de prestadores de serviços e gestores. O processo eleitoral teve início ainda no final de 2017, com encontros abertos à população para sensibilização e formação dos conselhos.
Entre as atribuições dos CLS, estão a colaboração na avaliação dos serviços, a definição das prioridades e o planejamento para cada equipamento. De acordo com Naumi, o objetivo da gestão é fortalecer a Atenção Primária com a participação mais ativa da sociedade nas tomadas de decisões. “Com essa iniciativa de trazer quem utiliza e quem presta os nossos serviços de saúde pra debater, nós queremos dizer que a população tem voz e nós queremos ouvir as demandas”, ressalta o prefeito.
O evento de posse dos colegiados acontece a partir das 8h30, no Centro dos Comerciários de Caucaia.
SERVIÇO
Posse dos Conselhos Locais de Saúde 
Quando: sexta-feira, 15 de junho, às 8h30.
Onde: Centro dos Comerciários de Caucaia. 
Endereço: Av. Dom Almeida Lustosa, nº 550 - Jurema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário