sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Inaugurado o terceiro local de atendimento ao eleitor de Caucaia

O novo posto de atendimento aos eleitores de Caucaia, na Escola Rubem Vaz da Costa, no bairro Marechal Rondon, foi inaugurado nesta terça-feira, 12/9, pelo vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Haroldo de Oliveira Correia Máximo. A nova opção para os eleitores já vinha funcionando de modo experimental desde o último dia 5, e tem registrado uma média de 200 atendimentos diários.
Além do desembargador, estiveram presentes os juízes eleitorais, Magno Gomes de Oliveira, da 37ª Zona, e Neuter Marques Dantas Neto, da 123ª Zona; o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim; a secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Águeda Gurgel; a coordenadora de Administração do Cadastro Eleitoral, Lorena Belo; vereadores; chefes de cartório eleitoral; servidores municipais e eleitores.
O desembargador Haroldo Máximo ressaltou que, até o momento, apenas 35% dos eleitores do município realizaram a coleta biométrica. "Diante desse quadro, o TRE, em conjunto com as zonas eleitorais de Caucaia, vem buscando facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Justiça Eleitoral. Com esse propósito, inauguramos hoje este posto de atendimento", afirmou.
O juiz eleitoral responsável pela administração do novo posto, Magno Gomes de Oliveira, disse ser necessário estimular o eleitor ao comparecimento: "Precisamos combater o desânimo do nosso eleitor. É preciso que o eleitorado acredite mais nas instituições republicanas. Se ele decidir não participar da política do país, isso cria um 'vácuo de legitimidade'". Segundo o magistrado, "esse posto representa mais um esforço da Justiça Eleitoral para facilitar o deslocamento do cidadão".
Assim que ficou sabendo da novidade, a pensionista Maria Janete, se adiantou para ser uma das primeiras da fila. "Decidi vir logo porque é muito perto da minha casa. Vou avisar pros vizinhos 'correrem', enquanto está tranquilo", afirmou a eleitora.
Equipado com 6 kits biométricos, o posto atende de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados, das 8 às 17 horas, para o recadastramento biométrico e serviços de emissão de certidões eleitorais, primeira e segunda vias de título eleitoral, bem como transferência de local de votação.
Além do posto na Escola Rubem Vaz, os eleitores de Caucaia podem solicitar esses serviços no Fórum Eleitoral, que funciona com 15 kits biométricos e capacidade de atendimento de 500 eleitores, diariamente, e também no Liceu de Caucaia, com 8 kits e capacidade de receber 250 cidadãos por dia. Todos os 215 mil eleitores do município são obrigados a comparecer para a coleta dos dados biométricos até 28 de fevereiro de 2018, sob pena de ter o título cancelado após esse prazo.
Ampliação do atendimento
Após a inauguração do posto, o vice-presidente e corregedor do TRE-CE, desembargador Haroldo Máximo, reuniu-se com os juízes, chefes de cartório e servidores para discutir a continuidade da descentralização do atendimento, com a abertura de outros postos. Foram sugeridos locais mais afastados, especialmente na zona rural, que serão analisados.
 
Serviço:
- Atendimento segunda a sexta-feira, das 8h às 17h:
Posto Escola Rubem Vaz da Costa: Rua Novo Horizonte, s/n, Marechal Rondon
Posto no Liceu de Caucaia: Rua Araquém, 1100 - Parque Potira
- Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h:
Fórum Eleitoral: Rua Cel. Correia, 1540 - Centro

tre

Nenhum comentário:

Postar um comentário