sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Ceará Científico: Escolas Francisca do Amaral e Aba Tapeba representarão Caucaia

Após a I Seletiva Municipal da Feira de Ciências, realizada na última terça-feira (12/9) pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e pelo Centro Municipal de Formação e Avaliação (Cemfa), foram escolhidas as duas escolas que irão representar Caucaia no “Ceará Científico 2017”: a Escola Francisca Alves do Amaral e a Escola Aba Tapeba.
O primeiro lugar ficou com o projeto “Extração de Polissacarídeos de Macroalgas para Fabricação de Revestimentos em Frutos”, oriundo da Escola Francisca Alves do Amaral, localizada no Conjunto Nova Metrópole. Foi criado pelos alunos Pedro Victor de Sousa, Rayane Silva Sousa e Ana Graziela Ribeiro Alcântara, sob a orientação da professora Thais Pontes Carvalho Fontenele Bomtempo.
Já o segundo lugar ficou com a Escola Aba Tapeba, localizada na Jandaiguaba. O projeto escolhido foi “Extração das colorações retiradas das plantas Jenipapeiros e Urucuzeiro e sua utilização dentro da Cultura Indígena Tapeba, com ênfase nas pinturas e grafismos”. O material foi produzido pelos alunos Maria Larissa da Silva de Castro, Francisca Larissa Lima de Oliveira e Luzia Evelyn Paiva Gomes. Eles receberam orientação da professora Joana D’arc Ferreira da Costa.
A responsável pelos Programas e Projetos da SME, professora Andrea Herculano, comenta que o passo seguinte é preparar os alunos para as etapas regionais do processo. “Essa seletiva irá envolver Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba. Será realizada até o dia 25 de setembro”, informa. Para ela, além de reconhecer o esforço dos alunos, a seletiva insere as escolas de Caucaia entre os melhores equipamentos de ensino público do Ceará. 
O município vencedor da seletiva regional vai entrar na disputa do “Ceará Científico 2017”, categoria estadual da premiação que acontecerá entre os dias 14 e 16 de dezembro. A próxima etapa será representar o Ceará na seletiva nacional.

CEARÁ CIENTÍFICO
O Ceará Científico é uma iniciativa que tem o objetivo de celebrar e socializar as produções de conhecimento e manifestações culturais, contemplando as mais diversas áreas do saber. Dessa forma, é promovida uma iniciação de jovens e adolescentes no percurso itinerário dos trabalhos científicos e culturais. É promovido pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e divide-se em três etapas, sendo o “Ceará Científico 2017” a etapa de culminância estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário