sexta-feira, 8 de junho de 2018

CSP realiza plantio de árvores com empregados e seus filhos na Semana do Meio Ambiente

Ação objetivo contribuir para a sensibilização da importância de passar o exemplo de cuidados com a natureza aos filhos

A ação “Um filho, uma árvore” foi promovida, nesta quinta, 7/6, pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Trata-se do plantio de árvores realizado anualmente pela siderúrgica, envolvendo os empregados que tiveram filho (a) até um ano antes desta atividade. Em 2018, são 115 empregados que vão plantar uma espécie nativa, cuja data de floração ocorre no mês de nascimento de filho (a). A ação acontece sempre na semana em que se celebra o Dia do Meio Ambiente, 5/6.

As espécies plantadas foram:
·         Ypê (Handroanthus impetiginosus), para os filhos nascidos de junho de 2017 a setembro de 2017 
·         Tamboril (Enterolobium contortisiliquum), para os filhos nascidos de outubro de 2017 a janeiro de 2018
·         Jucá (Caesalpinia ferrea), para os filhos nascidos de fevereiro de 2018 a maio de 2018

A pequena Luíza foi presenteada com o plantio de um Tamboril pelo seu pai Miguel Almeida, analista do Refino Secundário da CSP. Luíza nasceu dia 10 de novembro de 2018. Para Miguel, além de ser uma forma de integrar a família à empresa, a ação ajuda a preparar a filha para ter respeito e atenção à natureza. “A criança é como uma árvore. Se você cuidar bem, ela dará bons frutos e isso só depende da gente”, explica.

Como anda minha árvore?
Os empregados que participaram da mesma ação realizada no ano revisitaram o que haviam plantado, na ação “Como anda a minha árvore”. Foi uma oportunidade de adubar, regar e observar o desenvolvimento da planta, passando para a criança o exemplo de cuidado com a natureza.

O Martin, filho da especialista de Relações com Comunidade da CSP Emanuelli Caselli, nasceu dia 4 de janeiro de 2016, sendo o primeiro filho de empregado da CSP nascido naquele ano. Para a profissional, é motivo de muito orgulho plantar uma árvore com o nome do filho. “Além do valor simbólico, estas árvores compõem o cinturão verde da CSP, importante medida de controle ambiental para reduzir a força dos ventos contra as pilhas de matéria-prima contribuindo assim para a melhor qualidade de vida das comunidades vizinhas. A árvore do Martin não só me dá orgulho como mãe como contribui para o meu trabalho de relacionamento com as comunidades onda a empresa está inserida”, explica.

Compromisso permanente com o Meio Ambiente
A CSP realiza em seu cotidiano uma série de ações que reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Reuso da água, reciclagem, reaproveitamento e venda de subprodutos, cinturão verde e produção de energia a partir de gases do processo siderúrgico são algumas das iniciativas que usina adota na área ambiental. Em novembro de 2017, de forma pioneira na siderurgia do Ceará, a CSP conquistou a certificação NBR ISO 14001:2015, que comprova gestão ambiental adequada, com base em parâmetros internacionais. Em junho de 2017, recebeu a Licença de Operação (LO) nº 102/107, emitida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).  A licença atesta que, nos últimos oito anos, a empresa cumpriu todos os compromissos assumidos desde a fase de construção e testes até o comissionamento.

Até hoje, a empresa investiu R$ 1 bilhão na aquisição de equipamentos e processos voltados à preservação do meio ambiente. Mantém o compromisso de emissões atmosféricas 50% menores abaixo das estabelecidas na legislação ambiental brasileira. Recicla 97% dos resíduos sólidos, reaproveita 98% da água utilizada e conta com energia elétrica 100% própria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário