segunda-feira, 21 de junho de 2021

IMAC retira mais de 60 quilos de lixo da praia do Cumbuco

 

Ação contou com o apoio de outros órgãos da Prefeitura, parceiros e também da população

A ação de limpeza da praia do Cumbuco, promovida pelo Instituto do Meio Ambiente de Caucaia – IMAC, retirou mais de 60 quilos de lixo da faixa de praia. Detritos que poluem nossas águas e ameaçam a vida marinha. O evento aconteceu no último sábado (19), e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, de Planejamento Urbano e também da Autarquia Municipal de Trânsito – AMT, além de parceiros da iniciativa privada e também a população em geral. Essa foi mais uma ação do Instituto em alusão ao Junho Verde.

“Foram 4 km percorridos, recolhendo resíduos diversos. A ação contou com apoio de 70 voluntários, e coletou diversos materiais, como canudinhos de plástico, que podem demorar de 200 a 500 anos para se decompor, bitucas de cigarro, que levam até cinco anos para se deteriorar e principalmente garrafas PET, que podem demorar até 400 anos para total decomposição, e tem grande potencial de reciclagem”, revela Leilane Barros, presidente do IMAC. Todos os detritos possíveis de reutilização foram doados ao grupo de catadores da Jurema, representados por Marilene Balbino, “Eu tenho 20 anos de trabalho com material reciclável. Seria muito bom se mais pessoas se conscientizassem sobre os estragos que o lixo mal descartado traz ao mundo”, revela.

Confira a quantidade de lixo retirado da praia:
Plástico mole - PET - 09,355kg
Vidro - 6,015kg
Tampinhas - 2,042 kg
Latinhas - 1,150kg
Tetrapark - 1,150kg
Demais rejeitos (inservíveis para reciclagem) - 41,393kg

Junho Verde
O mês de conscientização em relação às pautas ambientais, Junho Verde, continua! Na próxima quarta-feira (23), está prevista mais uma ação de entrega de mudas medicinais, desta vez no Cumbuco. Já no dia 26, próximo sábado, acontece uma roda de conversa na Associação Multicomunitária Moradores de Caucaia (Semear).

Nenhum comentário:

Postar um comentário