sexta-feira, 25 de junho de 2021

Projeto Dezembro Verde contra o abandono e maus tratos de animais é apresentado na Assembleia Legislativa

 

Foi apresentado na sessão desta quinta-feira (24/06) na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei que institui a Campanha "Dezembro Verde". O documento, de autoria do deputado Antônio Granja, é dedicado ao combate à maus tratos e abandono de animais e de promoção da adoção ou posse responsável. O mês alusivo foi escolhido por levar em consideração o número de cães e gatos abandonados entre os meses de dezembro à fevereiro, período tradicional de férias, quando muitas famílias viajam.


A ideia é que a Campanha conscientize a população de que o abandono de animais é crime. "Os cearenses precisam ter ciência sobre as consequências do abandono, a necessidade de castração. E o papel de cada um em denunciar maus tratos, criadores clandestinos e outras crueldades contra os animais", ressalta o deputado estadual. Muitas vezes, protetores de animais e ONGs assumem papeis que caberiam aos tutores e ao Estado, de resgate e cuidado desses animais. De acordo com o Projeto, é essencial estimular o apoio da população e empresas ao importante trabalho dessas organizações.


“Além de apresentar grande sofrimento às espécies, o abandono implica em prejuízos à saúde pública, incluindo o risco de doenças, envenenamentos ou atropelamentos, também podem gerar surtos de leishmaniose, raiva, sarna e outras zoonoses, inclusive transmissíveis a seres humanos”, conclui Antônio Granja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário