quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Educação: Tribo Anacé ganha escola em Tabuleiro Grande

Atendendo a reivindicação da tribo Anacé, a Prefeitura inaugurou nesta quarta-feira (6/9) a Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (Edeif) Cacique Antônio Ferreira da Silva, na localidade de Tabuleiro Grande. Foi a segunda unidade entregue à população indígena de Caucaia em menos de seis meses. A primeira, o Núcleo de Educação Infantil Tapeba Angaturama Lindalva Teixeira, fica no Capuan e beneficia a 222 alunos.
Com a inauguração da nova Edeif em Tabuleiro Grande, a população indígena da região terá agora ensino individualizado. Antes, estudantes de origem indígena e não-indígena dividiam o mesmo espaço. “O empenho dos professores e a dedicação dos alunos fizeram com que agora todos tenham um local que oferece conforto para desenvolver um ensino de qualidade”, afirmou o prefeito Naumi Amorim.
A unidade atenderá a 98 alunos, sendo 31 de Educação Infantil, 54 de Ensino Fundamental e 13 do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Secretaria Municipal de Educação (SME) investiu R$ 130 mil na reforma de sete salas, pintura e recuperação das redes hidráulica e elétrica de um prédio já existente na comunidade para criar a mais nova escola indígena de Caucaia.
A vice-prefeita Lívia Arruda destacou a “oportunidade do futuro de crianças e jovens que o novo local oferecerá”. Segundo ela, “uma vez que você tem conhecimento, ninguém pode tirar isso de você. Vivenciar esta conquista da comunidade é especial.”
Conforme a titular da SME, professora Lindomar Soares, as obras foram executadas com esforço e recursos próprios da pasta. “Fazer educação é realizar sonhos. E esta escola é um grande sonho. Aqui se concretiza uma luta. A escola foi reivindicada pela comunidade Anacé e agora vira realidade”, pontuou a secretária.
“É mais uma conquista para a etnia indígena do município”, relatou a diretora da Edeif, Kátia Rodrigues. “Esta vitória será a primeira de muitas que ainda irão surgir. Estamos agradecidos pela dedicação e competência das pessoas que se envolveram para deixar a unidade da forma que está.”
O representante dos índios Anacé, Roberto Marques, classificou o momento como “de muita importância para as comunidades indígenas”. “Agradecemos o empenho, a palavra e a rapidez em resolver este problema para nossa gente”, concluiu.

BALANÇO
Só no último mês, dez escolas receberam ordens de serviço do prefeito Naumi Amorim para reformas no montante de mais de R$ 1,2 milhão. Um segundo pacote de obras está em licitação para beneficiar outras dez unidades e 17 quadras poliesportivas.
Além disso, o município receberá uma creche do Instituto Myra Eliane. O equipamento é considerado modelo por ter uma metodologia de ensino voltada à formação de valores nas crianças. O terreno já foi cedido pela Prefeitura. Fica no Araturi. O lançamento da pedra fundamental ocorrerá em breve.
A Prefeitura também deu posse a 172 novos professores no último dia 14 de julho. Desde agosto eles atuam na Educação Básica, Educação Física, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Ciências, Geografia, História e Artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário