quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Infância: Primeira-dama reúne-se com coordenador do Selo Unicef

A primeira-dama Erika Amorim reuniu-se nesta quarta-feira (1º/11) com o coordenador do Selo Unicef para o Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, Rui Aguiar. Em pauta: os indicadores sociais de Caucaia e o que o município deve fazer para reconquistar a certificação internacional do Fundo das Nações Unidas para a Infância, perdida há oito anos.
Caucaia foi a primeira das 173 cidades cearenses concorrentes à atual edição do Selo a buscar orientações em audiência formal no gabinete do coordenador. “E eu agradeço muitíssimo essa visita. Preciso fazer o mesmo com todos os outros articuladores. Caucaia montou um time muito bom e está bem em muitos indicadores. E os que não estão bem podem melhorar”, afirmou Rui Aguiar.
Os indicadores aos quais o coordenador do Selo Unicef refere-se são 11 e determinam se o município receberá ou não o certificado de cidade que se preocupa em melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Desse total, três são novos: obesidade infantil, gravidez na adolescência e gestantes com sífilis em tratamento adequado.
Os oito demais critérios já apareceram em edições anteriores do Selo. “Nosso foco é melhorar os serviços. O Selo, se vier, vai ser consequência disso. Porque a gente sabe que quando conseguirmos unir tudo os resultados vão aparecer. Já me reuni com outros secretários e presidentes de conselhos porque o diálogo vai ser o mais aberto possível. Somos marinheiros de primeira viagem, mas com uma vontade enorme de desenvolver projetos e mudar a realidade de Caucaia. E a gente está muito ansioso pra acelerar esse processo”, disse Erika.
O perfil do sistema municipal de ensino foi pauta constante do encontro. Isso porque passa pela Secretaria Municipal de Educação (SME) boa parte das ações necessárias para Caucaia reconquistar o Selo. “Nós pegamos índices desastrosos quando assumimos em janeiro. A gestão passada era um verdadeiro desmando. Nossas crianças foram colocadas em verdadeiros depósitos durante muito tempo, em condições insalubres. Mas é por sabermos que Caucaia tem um potencial enorme que estamos numa força-tarefa para resolver as pendências”, revelou a titular da SME, professora Lindomar Soares.
Além da SME, as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social (SDS) e a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) terão papel fundamental na reconquista do Selo Unicef. As políticas públicas que precisarão ser executadas, porém, perpassarão quase todas as pastas.
O tamanho territorial de Caucaia é um dos maiores desafios. São mais de 1.200 quilômetros quadrados, área quatro vezes maior do que a de Fortaleza. “Nosso município é muito extenso e tem múltiplas representatividades culturais. Tudo isso precisa ser considerado. Nós temos que descentralizar a campanha [do Selo]. Nas edições passadas, tudo ficava muito na Sede”, ponderou o mobilizador e assessor da Secretaria Municipal de Governo e Articulação Política (Segov), Anízio Silva.
Rui Aguiar sugeriu a Erika que a Prefeitura formule um projeto com o qual tanto servidores quanto a população se identifique. “O Selo pode ser a base desse projeto. Mas se vocês querem ganhar o Selo foquem nos resultados de 2018 e 2019. Vocês têm problemas específicos, mas também de integração. Acho que vale a pena se pensar numa certificação interna, e não só no Selo em si. Eu não vejo Caucaia como um município só, porque vocês têm distritos muito grandes. Peguem o que já está consolidado e trabalhem em cima. Criem um programa integrado, forte e com a sua liderança, Erika. E não pensem a longo prazo. Tem que ser uma política de curtíssimo prazo”, propôs o coordenador do Selo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário