quarta-feira, 6 de junho de 2018

Aesp inicia treinamento de policiais para atuação no Cotar

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (04), a 6ª edição do Curso de Operações Táticas Rurais – treinamento que habilita profissionais para compor o efetivo do Comando Tático Rural (Cotar) do Batalhão de Polícia de Choque da PMCE, responsável pelo combate a crimes de alta complexidade fora dos limites da Capital. A aula inaugural ocorreu no ginásio da Aesp e foi ministrada pelo delegado de Polícia Federal, Samuel Elanio de Oliveira Júnior, que debateu o combate ao novo cangaço.
Segundo o comandante do Cotar, major Cleber Mesquita, serão 380 horas/aulas de capacitação, incluindo instruções teóricas e práticas. “O curso é bem vasto, são basicamente dois meses de curso, eles vêem instruções das mais variadas, com enfoque principalmente na parte de patrulha rural, sobrevivência em ambiente de caatinga, noções de explosivo, situações de crise… E visa qualificar guerreiros combatentes para atuarem especificamente nas regiões do interior do nosso Estado, combatendo ações do tipo “novo cangaço”, como a gente chama, que são ações de ataque às instituições financeiras como bancos, lotérica, correios e assaltos a carros fortes”, explicou Cleber Mesquita. Ao todo, 65 profissionais participam do curso, que segue até o dia 21 de julho de 2018.
Reforço no controle de distúrbios civis
Ainda nesta manhã, outro grupo de 22 policiais militares concluiu o X Curso de Controle de Distúrbios Civis – CCDC. A capacitação, que estava em andamento desde o dia 02 de maio, foi promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) e habilitou seus participantes para atuar no atendimento de ocorrências que envolvam gerenciamento de crise, controle de multidões, ou em qualquer situação onde haja a quebra da ordem pública. A solenidade de formatura aconteceu na sede do Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar do Ceará e reuniu alunos e familiares.
http://www.pm.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário