segunda-feira, 11 de junho de 2018

Seleção Brasileira de Basquete em Cadeiras de Rodas visita o “Praia Acessível”

Recém-inaugurado fruto de parceria entre a Prefeitura de Caucaia e o Governo do Estado, o projeto “Praia Acessível”, no Cumbuco, já começa a ser reconhecido como uma importante medida de inclusão social do Ceará. O espaço recebeu na última sexta-feira (8/6) visita da comissão técnica e atletas da Seleção Brasileira de Basquetebol em Cadeiras de Rodas. O grupo participa em Fortaleza da Copa Norte/Nordeste 2018.
Subsecretário Municipal de Turismo e Cultura, Felipe Pontes afirma que em sua segunda semana de funcionamento o Praia Acessível já se consolida como novo atrativo turístico de Caucaia. “Essa visita mostra como acolhemos nossos cadeirantes na praia: com segurança, cuidado e dedicação”, sintetiza.
Para o diretor de Esporte e Juventude da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Sejuv), Pedro Willian Oliveira, a visita da comitiva ajudará a divulgar a existência do equipamento. “Ações desta grandeza fortalecem também o paradesporto em nosso município.”
Valdir Moura, presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, acredita que iniciativas de acessibilidade em praias são uma necessidade. “Oferecer acesso às pessoas e dar a opção de tomar banho de mar é muito bom para a nossa categoria. Sou morador da região Norte e lá em Belém iniciei este projeto na Praia de Mosqueiro. Aqui é exemplo para todas as outras regiões do Brasil. O equipamento usado aqui está bem superior ao nosso, além de abrir praticamente todos os dias”, ressalta.
Morador de Santos, em São Paulo, Paulo César de Santos (conhecido como Jatobá), atleta da seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, nunca tinha visto um projeto de acessibilidade na praia. “Achei muito interessante conhecer para encaminhar este projeto para outras cidades do Brasil. O que podermos desenvolver para facilitar a vida das pessoas com deficiência é válido e merece ser disponibilizado em mais lugares.”
Pela quarta vez em Fortaleza, o morador de Joinville (SC), o atleta Alexandre Lourenço nunca tinha indo a uma praia no Ceará. “É incrível oferecer todo este suporte com segurança. Queria que todos os cadeirantes da minha cidade tivessem também esta oportunidade de conhecer e utilizar esta praia num lugar especial como este. Valeu a pena ter conhecido.”  
O PROJETO
A estação do “Praia Acessível” no Cumbuco oferece atividades físicas e de lazer para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e idosos de fevereiro a junho, e de agosto a novembro. O espaço abre de quarta-feira a domingo, das 9 horas às 13 horas. Já nos meses de janeiro, julho e dezembro, o atendimento é diário, das 9 horas às 13 horas.

SERVIÇO
PRAIA ACESSÍVEL
ONDE: rua do Lagoa do Parnamirizinho, nº 473 – Cumbuco (ao lado da Barraca Cumbuco Beach e em frente ao Posto Shell)
MAIS INFORMAÇÕES: (85) 3123.4460 ou 3342.5720

Nenhum comentário:

Postar um comentário