sexta-feira, 14 de junho de 2019

Pro-Técnico terá 1.700 novas vagas para o segundo semestre

https://www.caucaia.ce.gov.br/admin/view/noticia/img/20190614093744vaga_protecnico_curso.jpg 
A Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), vai aumentar as vagas do Pró-Técnico no segundo semestre deste ano de 300 para 2.000. Gratuito, o curso preparatório é destinado aos alunos da rede municipal de ensino que desejam ingressar no Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
As 1.700 vagas a mais representam aumento de 566% nas oportunidades, exclusivas de alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Para acomodar melhor os estudantes, em especial os oriundos de localidades próximas às BRs 020 e 222 e da Jurema, a SME viabilizará três novos espaços.
Atualmente, as atividades do Pró-Técnico acontecem na Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Flávio Marcílio, localizada no bairro Itambé. “É do nosso interesse ampliar o curso para otimizar a inserção no IFCE dos jovens que saem das escolas municipais no Ensino Fundamental, abrindo um leque de oportunidades a esses estudantes”, afirma a diretora de Desenvolvimento Pedagógico da SME, professora Helena Rocha.
Para isso, técnicos da SME têm visitado escolas da rede municipal na região das BRs e da Jurema, elencando os espaços mais oportunos para que sejam feitas as adequações físicas e providenciados os instrumentais didáticos. “Será importante para esses alunos terem um espaço mais próximo de casa, ao invés de terem que se deslocar diariamente para a Sede”, complementa Helena Rocha.
O Pró-técnico atende hoje a 150 alunos pela manhã e a outros 150 estudantes à tarde, todos no contraturno das aulas regulares. A Prefeitura oferece desde o espaço físico, material e professores até a merenda escolar e o transporte.
Implantado no município em 2011, o curso tem apresentado resultados expressivos, com índices de aprovações que já chegaram a 85,7% tanto no campus do IFCE em Caucaia quanto no campus de Fortaleza, além de outras escolas profissionalizantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário