sexta-feira, 28 de junho de 2019

Rajada é oficialmente a primeira Unidade de Conservação Municipal de Caucaia

O prefeito Naumi Amorim assinou nesta sexta-feira (28/6) o decreto de criação da primeira Unidade de Conservação Municipal de Proteção Integral de Monumento Natural (Mona) de Caucaia. Ela fica localizada na Serra da Rajada. O evento contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno.
Há dois anos, estudos de fauna e flora foram viabilizados pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas (Aquasis). Agora, a vigência do decreto visa proteger e preservar a biodiversidade da Rajada, que tem 373,85 hectares e perímetro de 15.146,53 metros.
A vegetação é remanescente de Mata Atlântica, com plantas como bromélias, orquídeas e vegetação de altitude exuberante. “Este decreto ficará registrado na história da cidade. Foi um intenso trabalho que hoje se concretiza com este sonho de ver o desenvolvimento sustentável da Rajada. A Prefeitura apoia o que é produzido aqui e também a conservação de toda área”, comemorou Naumi.
Conforme o secretário Artur Bruno, esta unidade de conservação é resultado da pareceria entre Prefeitura, Governo do Estado e a comunidade. “É de uma importância histórica para o Estado. Aqui nós temos um patrimônio cultural, histórico e ecológico imenso. Este quilombo se torna um monumento natural onde se reconhece a importância deste área”, ressaltou.
Para o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), Hugo Pontes, o momento é de alegria e o dia, histórico. “Visitamos muitas vezes a comunidade da Serra. Desde o início não medimos esforços nesse sonho de criar o espaço de conservação. Vamos trabalhar para que a Rajada seja um local ainda mais agradável e seja rota de turismo ecológico”, explica. 
O Imac vai gerir a Unidade de Conservação. Para isso, um conselho gestor será instituído e disporá de regimento interno, a ser elaborado.
Jaqueline Ferreira da Silva, moradora há 40 anos da Rajada, acredita que agora as melhorias vão chegar para a comunidade. “Tudo o que vem de melhor para cá a comunidade fica feliz. A serra agora será mais conhecida e mais gente subirá para ver a Rajada conservada.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário