quarta-feira, 26 de junho de 2019

Território Empreendedor muda realidade de pessoas de São Gonçalo do Amarante e Caucaia

No início do ano, Andreia Lima, de 33 anos, passava por um momento muito difícil em sua vida. Com depressão, a moradora de Matões não via muita perspectiva no seu futuro. Após escutar conselhos de amigas, ela resolveu se informar mais sobre o programa Território Empreendedor e se inscreveu na trilha de Gastronomia. “Aprendi a cozinhar muito nova, com minha mãe. Eu passava por um momento bastante difícil e agarrei essa oportunidade. O curso de capacitação veio na hora certa da minha vida”, pontuou.

Durante o Território Empreendedor, Andreia aprendeu a controlar o dinheiro, melhor forma de comprar e vender seu produto e como abrir seu próprio negócio. Curada da doença, ela não titubeia seu sonho: “Agora, o que eu mais quero é montar minha marmitaria fitness e colocar tudo em prática o que eu aprendi. Sou muito feliz por este curso ter vindo na hora que eu mais precisei. A CSP veio para produzir placas de aço, desenvolver a região e dar oportunidade àquelas pessoas que estavam precisando. Posso afirmar com todas as letras que eu fui uma delas”, disse Andreia.

Criado em 2014, o programa encerrou seu segundo ciclo no dia 18 de junho, com a formatura das trilhas de Gastronomia e Beleza. Ao todo, 35 pessoas concluíram as capacitações do Território Empreendedor, que é promovido pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante.

Nos dois ciclos do programa, 350 empreendedores foram capacitados. A principal proposta do Território Empreendedor é trabalhar o desenvolvimento regional por meio do incentivo à vocação da região ao empreendedorismo. “Somos uma grande indústria, produzimos e exportamos aço para mais de 20 países, contribuímos com empregos na região. Mas, mais do que isso, viemos também para transformar a vida dessas pessoas. Temos vários projetos na CSP e um deles é o Território Empreendedor, onde as pessoas podem desenvolver seu próprio negócio e gerar ainda mais emprego e renda. Esse projeto é fundamental porque temos na mesma mesa a sociedade, o poder público e o privado. Juntos, dialogando, a gente está transformando e mudando vidas de São Gonçalo do Amarante e Caucaia”, afirmou o gerente geral de Relações Institucionais e Comunicação, Ricardo Parente.

Primeira capacitação
A moradora de Caraúbas, Maria da Silva, de 43 anos, já trabalhava como manicure já quase 20 anos, mas nunca tinha se capacitado. “Sempre tinha vontade de fazer um curso, me especializar, mas nunca vi uma oportunidade aqui em São Gonçalo e de graça. Quando eu soube do Território Empreendendo, vi que o programa atendia exatamente tudo o que eu precisava”, comentou.

Com a conclusão da Trilha de Beleza, Maria acredita que agora vai conseguir se fortalecer ainda mais no seu negócio. “Aprendi coisas que, tenho certeza, vai mudar minha vida. Hoje eu saio com a sensação de que serei uma empreendedora de sucesso”.


Território Empreendedor
O território empreendedor existe desde 2014 e beneficiou mais de 300 pessoas diretamente somente no primeiro ciclo. Em 2016, a CSP firmou convênio com o Sebrae/CE para um novo momento do programa com foco na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios. Nesse segundo ciclo, a geração de oportunidades através do empreendedorismo orientou as iniciativas e o projeto ganhou uma nova identidade.

Confira alguns números do programa

·       Mais de 481 pessoas capacitadas

·       181 empresários certificados no eixo da Cultura Empreendedora

·       150 empresas engajadas na Rede de Cooperação Público Privada

·       Mais de 1300 horas de capacitação realizadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário