terça-feira, 25 de junho de 2019

Seminário reúne atividades de seis secretarias

Dando continuidade à programação da Semana do Meio Ambiente de Caucaia, a Prefeitura realizou nesta terça-feira (25/6) o I Seminário de Ações Ambientais, cujo objetivo foi apresentar as ações ambientais de seis secretarias municipais e da gestão do Parque Estadual Botânico do Ceará.
“Há pouco tempo, só quem se preocupava com o meio ambiente eram os ambientalistas. Hoje, esta preocupação é de toda a sociedade. Temos que cuidar porque é nossa vida que está em jogo. Nós caminhamos junto com a sociedade para uma Caucaia mais justa”, ressalta o presidente do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (Imac) Hugo Pontes.
“Precisamos tomar de conta da nossa casa, a Terra. Precisamos cuidar do verde, da água, do nosso meio. As atividades realizadas esta semana mostram a importância e o respeito que todos devem ter”, acrescentou o subsecretário da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (Seagri) Augustinho Ferreira.
 
Conforme o gestor do Parque Botânico, George Feijão, a ritualização de datas comemorativas é importante porque chama a atenção da sociedade. “A Semana do Meio Ambiente festeja ações direcionadas ao verde, às unidades de conservação. Em Caucaia, são várias unidades de conservação protegidas e reguladas pelos órgãos ambientais. É um momento de reflexão para sociedade pensar sobre as novas ações.”

Das ações desenvolvidas pelo Imac, foram apresentados: Projeto Orla, transformação de pontos de lixo em jardim, projeto PEV de coleta seletiva, plantio de hortas comunitárias nas escolas e criação da Unidade de Conservação Municipal de Proteção Integral de Monumento Natural (Mona) da Serra da Rajada.
Já a Seagri divulgou balanço de ações ambientais direcionadas ao cadastro ambiental rural, auxilio técnico ambiental e orientações para os agricultores não usarem agrotóxicos nas plantações.
A programação segue nesta quarta-feira (26/6), quando será instalada uma horta na Escola 7 de Setembro, no Parque Guadalajara, na Grande Jurema. Já na quinta-feira (27/6), a ação acontece com o PEV itinerante às 8 horas, na Fatene e na Escola Branca Carneiro de Mendonça.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
INSTALAÇÃO DE HORTA
QUANDO: às 8 horas da quarta-feira (26/6)
ONDE: Escola 7 de Setembro (avenida Dom Almeida Lustosa, nº 2.342)

PEV ITINERANTE
QUANDO: a partir das 8 horas da quinta-feira (27/6)
ONDE: Fatene (rua Coronel Correia, nº 1.119, no Parque Soledade) e na Escola Branca Carneiro de Mendonça (avenida Edson Correa da Mota, nº 666, no Centro de Caucaia)

ASSINATURA DE DECRETO
QUANDO: às 9 horas da sexta-feira (28/6)
ONDE: vila da Serra da Rajada

LIMPEZA DE PRAIA
QUANDO: às 8 horas do sábado (29/6)
ONDE: Vila do Cumbuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário