quinta-feira, 27 de junho de 2019

Dia do Bombeiro é comemorado em sessão solene na Assembleia Legislativa

O Dia Nacional do Bombeiro – celebrado em 2 de julho – foi lembrado em sessão solene nesta quinta-feira (27/06), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. De iniciativa dos deputados Manoel Duca (PDT) e Soldado Noelio (Pros), subscrito pelo deputado Carlos Felipe (PCdoB), o evento também homenageou a Fundação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT), parabenizou os homenageados, enfatizando que esses profissionais merecem reconhecimento não só pelo destemor e bravura com que combatem o fogo, mas também pelo desenvolvimento de outras ações importantes para a sociedade cearense.
“O bombeiro já incorporou consigo uma série de tarefas: além da prevenção de acidentes, passou a se integrar com a comunidade, envolvendo jovens e senhores e senhoras em atividades físicas. Quase 30 mil pessoas são atingidas por esse programa”, destacou, referindo-se ao projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS).
Para o deputado Manoel Duca, o Corpo de Bombeiros Militar figura entre as instituições de maior credibilidade junto à população brasileira, atendendo todos os cidadãos sem distinção de cor, raça, credos ou condição financeira. “Nesse sentido, temos como exemplo os recentes rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, onde vimos a atuação dos nossos heroicos bombeiros militares, que, com destemor, lançaram-se nas inóspitas lamas de rejeitos para salvar vidas alheias ”, salientou.
Já o deputado Soldado Noelio acentuou que o trabalho realizado pelos bombeiros militares foi, durante muito tempo, pouco reconhecido. “A gente sabe que ainda há muito a avançar, mas a gente tem coragem, garra, determinação e vai conseguir mudar a realidade do bombeiro militar, da Polícia Militar e de todas essas instituições da área de segurança. A gente sabe a dificuldade de vocês, porque a gente vivencia”, acentuou.
Segundo o deputado Carlos Felipe, os bombeiros estão entre os profissionais mais respeitados e admirados pela população. “Você viver a vida salvando vidas é fantástico. Não é só heroísmo, é motivo de alegria. Quando você vê cada criança ou cidadão salvo, é um dom quase divino. A vocês que fazem da vida salvar a vida dos outros, meu reconhecimento, meu abraço e minha admiração”, ressaltou.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, coronel Luis Eduardo Soares de Holanda, salientou o esforço do governador Camilo Santana e do secretário André Costa em apoiar a instituição no que se refere à valorização do pessoal e recomposição do seu efetivo. “Eles, incansavelmente, lutam pela melhoria do Corpo de Bombeiros, não só no aspecto técnico e operacional, mas, principalmente, no aspecto humano, que é o que determina o sucesso ou não de uma instituição forte”, frisou.
Conforme o deputado federal Capitão Wagner (Pros-CE), o Corpo de Bombeiros não só apaga incêndios e resgata pessoas de acidentes ou afogamentos, mas, sobretudo, trabalha de forma extremamente preventiva. “É importante que a gente possa não só homenagear e lembrar essa instituição, mas, sempre que tivermos oportunidade – seja por meio de matérias que são votadas aqui na Assembleia ou lá no Congresso – ajudar a instituição a desempenhar o papel dela”, pontuou.
Durante a sessão solene, 22 pessoas receberam comendas do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto, foi agraciado com a Medalha Capacete Bombeiro Militar, conferida às pessoas que demonstram valores como patriotismo, civilidade e retidão moral.
A solenidade também homenageou 21 bombeiros militares, além do gestor esportivo Karluso Lima de Oliveira; o presidente da Associação das Empresas do Complexo Industrial do Pecém, Ricardo Soares; o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon), André Montenegro; o presidente do grupo Carmais, Júlio Ventura, e o diretor-presidente da M. Dias Branco, Francisco Ivens de Sá Dias Branco Júnior.
Receberam homenagens ainda o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, André Costa; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Marcus Rattacaso, e o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Alexandre Ávila de Vasconcelos.
Também participaram da solenidade o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, e o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique da Silva (PDT).
BD/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário