segunda-feira, 10 de junho de 2019

90 anos do Náutico Atlético Cearense são celebrados em solenidade

O Náutico Atlético Cearense, fundado em 9 de junho de 1929, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará,  que destacou a trajetória de 90 anos do clube, seus fundadores, sócios e funcionários em sessão solene na noite desta segunda-feira (10/06), no Plenário 13 de Maio. A solenidade, que rememorou importantes nomes e episódios das nove décadas do Náutico, foi requerida pelo deputado Evandro Leitão (PDT), com subscrição do deputado Dr. Carlos Felipe (PCdoB) e da deputada Fernanda Pessoa (PSDB).
O deputado Evandro Leitão, 1º secretário da Mesa Diretora da AL, afirmou que o Náutico “está cravado na memória de todos nós”, sendo um ícone que conta também sobre a vida social, esportiva e cultural da cidade e do estado. O parlamentar comentou as dificuldades que o clube enfrenta, mas ressaltou que o Náutico sobrevive pela dedicação e empenho de homens e mulheres que contribuíram e continuam a contribuir com a instituição. 
Foram homenageados funcionários que atuam há décadas no clube, assim como fundadores, sócios, conselheiros e ex-presidentes que marcaram a história do Náutico e a ele se dedicaram ao longo dos anos. 
Jardson Saraiva Cruz, presidente do Náutico e homenageado na solenidade, entregou ao deputado Evandro Leitão um selo comemorativo aos 90 anos do clube. Ele comentou a trajetória do Náutico, seus fundadores, sócios e colaboradores e ressaltou os desafios de se manter por nove décadas como “uma das principais referências da nossa sociedade”.  
O atual presidente ressaltou o trabalho realizado para equilibrar receitas e despesas do clube, assim como as ações e planos de melhorias e modernização. Jardson compartilhou ainda projetos como a inauguração de um espaço cultural aberto ao público no Salão Nobre Pedro Coelho de Araújo, assim como um Memorial do Náutico e um livro sobre a história do clube. Ele destacou também a importância dos ex-presidentes, “baluartes da história do Náutico”, e dos colaboradores, essenciais para todas as atividades realizadas. 
Meton César de Vasconcelos, presidente do Conselho Deliberativo, sócio grande benemérito e ex-presidente do Náutico e um dos homenageados, disse que cada pessoa homenageada contribuiu com a amor e dedicação para o florescimento e fortalecimento do Náutico, instituição de grande importância para a sociedade cearense. Ele homenageou ainda o grupo de jovens que, em 1929, teve a ideia, a audácia e a obstinação ao dar tudo de si para que o clube despontasse como “agremiação cultural e esportiva ímpar”. 
Gonzaga Mota, ex-governador e ex-deputado federal do Ceará, relembrou momentos importantes da sua história que tiveram o Náutico como cenário. “Hoje com 76 anos, apenas 14 anos mais novo que o Náutico, eu vivi o Náutico em diferentes fases da minha vida”, comentou. Gonzaga Mota reiterou que o clube é patrimônio dos cearenses e que novos projetos em andamento fortalecerão a cultura do Estado. 
Participaram ainda da solenidade, Francisco Antônio Teles Brito, prestador de serviço do Náutico há 31 anos; Adriano Alves Garcia, conselheiro do Náutico Atlético Cearense e Amelita Cals Coelho, sócia e filha do primeiro presidente e um dos doze fundadores do Náutico, Pedro Coelho de Araújo (in memoriam). 
SA/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário