terça-feira, 4 de junho de 2019

Conselho Comunitário de Defesa Social é homenageado pela Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa homenageou o Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS), que completa 21 anos de fundação, em sessão solene realizada nesta terça-feira (04/06), no Plenário 13 de Maio. A solenidade atendeu requerimento da deputada Augusta Brito (PCdoB) e foi subscrito pelo deputado Dr. Carlos Felipe (PCdoB).
A parlamentar falou do orgulho de celebrar os 21 anos de fundação da instituição, que  tem feito um trabalho “belíssimo” e com seriedade.
Segundo Augusta Brito, o conselho, com mais de 150 unidades no Ceará,  atende mais de quatro mil famílias. “A instituição parece um pai acolhendo filhos e filhas em um momento em que estamos precisando cultivar a cultura de paz, devido ao aumento da cultura da violência, especialmente entre as mulheres. Temos que cultivar a paz começando dentro de casa, para evitar injustiça e preconceitos”, incentivou.
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) exaltou o trabalho da instituição. Conforme o parlamentar, os serviços prestados pela entidade são importantes para auxiliar o poder público no fortalecimento da segurança por meio do incentivo à cultura de paz.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), André Costa, lembrou que a Constituição Federal prevê a segurança pública como dever do Estado e que a CCDS auxilia na redução da violência e na difusão da promoção da cultura de paz, com respeito mútuo e solidariedade entre as pessoas.
A presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS), Maria Valdenice Pinto Lima, assinalou que os voluntários são “soldados”, que esses conselheiros comunitários estão contribuindo com seu trabalho social para diminuir as desigualdades.
O coordenador da Coordenadoria de Defesa Social (Codes), coronel Bernardo Antônio Aguiar Caetano, assegurou que a solenidade foi a oportunidade de reconhecer o trabalho realizado pelos voluntários do CCDS. De acordo com ele, sem a participação social, o mundo não tem jeito e, sem a colaboração, o mundo de paz é utopia.
O Conselho Comunitário de Defesa Social foi criado em 1998, para participar de forma mais ativa na solução dos problemas de segurança, auxiliando a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Os voluntários atuam diariamente em prol da segurança dos moradores, auxiliando a polícia. Por meio de reuniões, os conselhos apresentam a defesa dos interesses da comunidade junto aos poderes públicos.
A solenidade homenageou a presidente do CCDS Henrique Jorge, Maria Valdenice Pinto Lima; o coordenador da Coordenadoria de Defesa Social da SSPDS (Codes), Bernardo Antônio Aguiar Caetano; os coronéis da Polícia Militar da reserva remunerada William Alves Rocha e Francisco Erivaldo Gomes de Araújo e o coronel do Corpo de Bombeiros Militar da reserva remunerada Franklin de Freitas Lopes.
Também foram homenageados, “in memoriam”, os representantes dos CCDS Edmilson Pereira da Silva (Parque Dois Irmãos), Maria Ferreira Dias (Serviluz), Francisco Rogério de Paiva (Siqueira/Jardim Jatobá/Parque São João), Antônia Agostinho de Sousa (Edson Queiroz/Dendê), Fernanda Maria Pinheiro Pereira (Villares da Serra/Maranguape) e José Valter da Silva (Piquet Carneiro).
LV/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário