terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Lançada campanha de matrículas 2018; prazo vai até 1º/2

A Prefeitura de Caucaia lançou oficialmente nesta terça-feira (16/1) a campanha de matrículas escolares da rede pública municipal de ensino para o ano letivo de 2018. Os pais têm até 1º/2 para apresentarem documentação e garantirem a(s) vaga(s) do(s) filho(s) em séries de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A mobilização também contempla a Educação de Jovens e Adultos (Eja).

Realizada no Centro Municipal de Formação e Avaliação (Cemfa), na Tabuba, a solenidade de hoje reuniu diretores e supervisores pedagógicos de todas as regiões caucaienses. "Isso aqui não é uma simples busca por alunos. É um movimento para mostrarmos às pessoas que elas têm direito à educação. E para resgatar a confiança do povo no nosso sistema de ensino", sintetizou a secretária municipal de Educação, professora Lindomar Soares.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) estima que este ano a rede ganhe 5% mais alunos em relação a 2017 e ultrapasse a marca dos 60 mil estudantes. O grande desafio é resgatar os jovens que na última década abandonaram os estudos. Conforme levantamento da SME, Caucaia teve redução no número de matrículas por dez anos seguidos (2007-2016) e só agora começa a recuperar-se.

Caucaia tem a segunda maior rede municipal de ensino do Ceará. São 57 mil alunos, ficando atrás apenas de Fortaleza. "Precisamos reabrir as escolas noturnas. Foi um crime gestões passadas permitirem que elas fechassem. Muita gente precisa voltar a estudar e encontra as portas fechadas. Com um trabalho coletivo, 2018 será o ano para a educação do nosso município. Nós temos que pensar nos cidadãos que precisam ser resgatados. Perder alunos para as drogas e para a criminalidade é algo irreparável", acrescentou a secretária.

Com exceção de sábados e domingos, as matrículas devem ser feitas no horário de funcionamento regular das escolas. São, portanto, 13 dias úteis de campanha. De hoje até dia 19/1, somente alunos veteranos e aprovados de quaisquer séries devem apresentar documentação.

Novatos para Educação Infantil devem apresentar-se dia 18/1; alunos recuperados, dias 30 e 31/1; enquanto os novatos para Ensino Fundamental e Eja, dia 1/2. "Hoje já foi um momento ímpar receber os veteranos, aprovados e os pais. A matrícula é um dos períodos mais importantes pra gente! Nós não podemos deixar que nossos jovens fiquem fora da escola", pontuou a diretora da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Rubens Vaz da Costa, Marly Xavier. 

A parceria da Prefeitura com o Instituto Myra Eliane também foi destacada durante o lançamento da campanha de matrículas. Um Centro de Educação Infantil (CEI) será construído no Araturi e atenderá a 600 crianças em tempo integral. A pedra fundamental do espaço foi lançada em outubro. "Novos valores estão se consolidando na Educação de Caucaia. O Centro vai ser referência para todo o Ceará na formação de crianças com base em valores morais e humanos", afirmou o diretor pedagógico do Instituto, Carlos Andriani. 

CALENDÁRIO DE MATRÍCULA
De 16 a 17 de janeiro
Alunos veteranos da Educação Infantil
De 16 a 19 de janeiro
Alunos veteranos do Ensino Fundamental e Eja
Dia 18 de janeiro
Alunos novatos para Educação Infantil
De 30 a 31 de janeiro
Alunos recuperados e demais situações
Dia 1 de fevereiro
Alunos novatos para Ensino Fundamental e Eja

DOCUMENTAÇÃO
ALUNOS NOVATOS
Registro de nascimento
2 fotos 3x4 recentes
Comprovante de residência
Número do NIS (Folha Resumo do Cadastro Único)
Cartão de Vacinação
Transferência ou declaração escolar (para alunos do Ensino Fundamental)
Número do cartão do BPC
Cartão Nacional do SUS

ALUNOS VETERANOS
2 fotos 3x4 recentes
Atualização dos dados cadastrais
Número do cartão do BPC
Número do NIS (Folha Resumo do Cadastro Único)
Cartão Nacional do SUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário