O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) inscreveu nesta quinta-feira (11/1) o município para participar da edição 2019/2020 do programa Praia Limpa. A cidade não conquista o certificado desde 2009.
Conforme o presidente do Imac, Hugo Pontes, a cerificação ambiental é válida apenas por uma praia de cada município participantes. “Os técnicos do Instituto escolhem uma praia para ser avaliada por várias instituições e após pontuação receber ou não a certificação”, explica. “Pelos critérios iniciais de avaliação, a nossa praia que mais se adequa às considerações do edital é a do Cumbuco”, revela.
O certificado Praia Limpa foi criado pela Lei nº 13.892/07. Trata-se de um programa do Governo do Ceará, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que avalia as praias dos municípios. O selo atesta as condições de higiene, limpeza, segurança e conservação. Visa promover o ordenamento territorial do litoral para que os atributos naturais, sociais e culturais possam ser mantidos ou resgatados.
As praias inscritas serão avaliadas por cinco parâmetros: qualidade ambiental da praia, segurança física dos frequentadores, proteção dos ecossistemas, higiene sanitária e comunicação, educação ambiental e acessibilidade.
O resultado e entrega da certificação aos municípios deverá ocorrer até o fim de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário