quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Naumi Amorim entrega prêmio inédito de Educação Fiscal


O trabalho de conscientização fiscal que vem sendo desenvolvido em Caucaia ganhou um importante episódio na tarde desta quarta-feira (10/1). O prefeito Naumi Amorim entregou o I Prêmio Municipal de Educação Fiscal, iniciativa da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin) como parte do programa Caucaia Cidadã. Os três primeiros lugares de cada categoria voltaram para casa com um tablet.
A solenidade aconteceu no Parque Botânico Estadual do Ceará, no Itambé, e premiou nove alunos da rede municipal de ensino em três categorias: paródia, criação de mascote e frase que será impressa nos boletos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018. A vice-prefeita Lívia Arruda e o prefeito-mirim do município, Marcos Vinícius, também estiveram presentes. 
Lançado em dezembro de 2017, o prêmio foi criado para dar um estímulo maior aos pequenos cidadãos. “As crianças se empolgam bastante, são criativas e defendem as suas ideias. Todos os trabalhos apresentados demonstram que a consciência fiscal é uma pauta que deve ser reforçada no município e que aproximar esse tema das crianças é uma saída inteligente”, pontuou Naumi Amorim.
Ciente da importância do programa e citando o caráter transparente da iniciativa, Lívia Arruda pontuou que “são iniciativas assim que geram positivo impacto na vida da população, uma vez que apresenta com mais clareza a questão dos tributos municipais.”
“O cidadão, sabendo dessas questões, vê exatamente para onde o seu dinheiro está indo quando paga um imposto. Consequentemente, pode cobrar da gestão a aplicação correta desse dinheiro”, comentou Lívia Arruda. A gestora aproveitou a oportunidade para elogiar o bom trabalho desenvolvido em Horizonte - município que serviu de modelo para o que vem sendo trabalhado em Caucaia. O secretário de Finanças de Horizonte, Marcos Vinícius Machado, e o prefeito-mirim do município, Nicolas Rocha Aguiar, também compareceram à premiação. 
Titular da Sefin, Marcus Mota reforçou que o programa Caucaia Cidadão não é uma iniciativa apenas da pasta, mas uma ação maior que envolve toda a sociedade. “Todos nós podemos ser multiplicadores das questões fiscais no nosso município. Quanto mais cedo começarmos a trabalhar isso na população, melhores resultados iremos conseguir”, reforçou o secretário, pontuando que reconhecer o trabalho das crianças com um prêmio é parte primordial do processo. 
Coordenado por Marlony Andrade, o Prêmio de Educação Fiscal envolveu seis escolas municipais e teve 129 trabalhos cadastrados. “Os trabalhos foram avaliados individualmente pelos jurados e os resultados podem ser conferidos por toda a população, seja ouvindo a paródia vencedora, conhecendo o nosso novo mascote, o ‘Tigrão do Caucaia Cidadã’ ou ainda no boleto do IPTU, com a frase ganhadora chegando na casa da população. Esse resultado mais concreto é um incentivo adicional para as crianças que tanto se empolgaram com o prêmio.”
Conheça os vencedores de cada categoria:
FRASE PARA BOLETODO IPTU 2018
“Seu IPTU em dia se transforma em benefícios para você e sua família.”
Francisca Emanuele Cavalcante de Sousa Venâncio
Escola Monsenhor André Viana de Camurça

PARÓDIA
“Tributos” (música original: “Camarote”, do cantor Wesley Safadão)
Lavínia da Silva Fraga
Escola ABA Tapeba

MASCOTE
“Tigrão do Caucaia Cidadã”
Francisco Ernando Mendes Alves
Escola Dom Almeida de Lustosa

CAUCAIA CIDADÃ
O Programa Municipal de Educação Fiscal Caucaia Cidadã foi criado em julho de 2017 e tem como o estímulo à criação de trabalhos artísticos e culturais no que diz respeito às áreas tributárias e financeiras do poder público municipal. Além de envolver as crianças, o grande diferencial do Caucaia Cidadã é promover a transparência fiscal. O programa atua de forma majoritária nas escolas, conscientizando as crianças junto a professores e diretores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário