quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Programa de Residência Médica de Caucaia é apresentado como modelo de gestão

A Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi convidada pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) para apresentar seu programa de Residência Médica a gestores de Icapuí, cidade do litoral leste do Estado.
 
O objetivo do encontro, ocorrido nessa terça-feira (20), foi fortalecer o Sistema Saúde Escola de Icapuí, também uma residência médica, a partir das experiências de Caucaia, que hoje conta com 38 médicos e outros profissionais da saúde no programa.
 
“Estamos felizes em apresentar mais um projeto que vem dando tão certo em Caucaia. Nos sentimos honrados em mostrar essa experiência e ver nosso município como exemplo para outras localidades”, resume o titular da SMS, Moacir Soares.
 
“Caucaia partiu na frente e já tem experiência, e Icapuí está pronta em se aproximar na construção do nosso Sistema de Saúde Escola, pois precisamos qualificar a atenção básica do município, o que é a estratégia prioritária para melhoria do sistema e cobertura universal do sistema único de saúde”, disse o secretario de saúde de Icapuí, Reginaldo Alves.
 
O Programa de Residência de Caucaia tem parceira com as universidades Federal do Ceará (UFC) e Estadual do Ceará (Uece) para receber alunos recém-formados. Eles atuam nos bairros Novo São Miguel, Sítios Novos, Araturi e Itambé.
 
“Formamos profissionais para atuar na rede de saúde de Caucaia. Com o período da residência, que pode levar de um a dois anos, eles conhecem a fundo a gestão de saúde do município e a população”, ressaltou Vilalba Carlos, coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Caucaia.
 
Entre os profissionais estão enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos e bioquímicos.
 
Ao final do encontro, os gestores em saúde dos dois municípios avaliaram estratégias dos programas de residência que executam para se adequarem às realidades de cada cidade.
 
Em um segundo passo, uma comitiva de Caucaia vai visitar Icapuí para conhecer a realidade da cidade e sugerir ações mais efetivas para o sistema de saúde municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário