terça-feira, 27 de agosto de 2019

169 mulheres e jovens recebem certificação do Acessuas Trabalho

Na manhã desta terça-feira (27/8) foi realizada no salão principal do Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia, no Centro da sede, a entrega de 169 certificados para mulheres e jovens que participaram das oficinas de chocolates caseiros e palestras sobre higiene e manipulação de alimentos, além do curso de designer gráfico.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) e faz parte do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Ao todo, 160 mulheres participaram das oficinas de chocolates caseiros e palestras sobre higiene e manipulação de alimentos que aconteceram nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Já no Polo Camurupim, nove adolescentes participam do curso de designer gráfico. O programa tem a finalidade de promover o acesso ao mundo do trabalho dos usuários na faixa etária de 14 a 59 anos, atendidos pelos Serviços de Proteção Social Básica e Especial da SDS.
Para a primeira-dama e deputada estadual, Erika Amorim, o momento é de vitória e confraternização dos concludentes por aprender uma nova atividade que gera renda e abre novas oportunidades. “Para estas mulheres e jovens representa uma oportunidade de um incremento nas finanças, mas também permite um momento de melhora na autoestima, e de conviver com outras pessoas”.
Edilene Veríssimo, subsecretária da SDS acredita que “é importante requalificar profissionalmente as pessoas para ajudar as famílias e gerar renda para o município”.   
Conforme o diretor da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem) e gerente do Sine Municipal, Alexandre Fonseca, “É necessário a capacitação com os cursos para fomentar o empreendedorismo, a empregabilidade e gerar oportunidades”, ressalta.
Maria Alves Pereira Vieira, concludente da oficina de chocolates, no Cras Guadalajara, destaca a conquista. “Superamos obstáculos e chegamos até aqui”.
Vinda da região dos Matões, a feirante Andreia de Almeida Lima estava realizada com sua formação. “Hoje tenho uma renda extra com a venda dos chocolates. Sou muito grata por ter esta nova oportunidade e chegou na hora certa, no dia certo”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário