quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Companhia de policiamento da AL troca copos descartáveis por reutilizáveis

A 2ª Companhia de Policiamento de Guarda (2ª CPG) da Assembleia Legislativa do Ceará deixa de usar copos descartáveis, substituindo-os por canecas reutilizáveis, a partir desta quarta-feira (21/08). A iniciativa de abolir os copos de poliestireno é resultado da campanha de conscientização realizada pela Agência Ambiental na Administração Pública (A3P) da AL-CE.
Além de ser uma ação sustentável, a medida vai proporcionar ao Poder Legislativo uma redução do consumo de pelo menos 60 mil unidades descartáveis, que eram utilizadas anualmente pelo efetivo da Companhia. 
"Resolvemos iniciar esse trabalho no elevador da Assembleia, quando vimos o cartaz da A3P, vinculada à Diretoria Adjunta Operacional, com a frase 'Copo descartável ‒ descarte esse ideia'. Solicitamos um levantamento junto ao Setor de Almoxarifado e nos causou surpresa o consumo de cinco mil copos por mês pela Companhia", explica o comandante do efetivo policial da AL-CE, tenente-coronel Marcelo Vasconcelos. Segundo o levantamento, até agosto deste ano, já foram consumidas 40 mil unidades.
"A partir de hoje, todos terão a sua própria caneca, que estamos distribuindo. Vale salientar que o poliestireno, quando submetido ao calor, libera substâncias cancerígenas, nocivas à saúde das pessoas. Assim, a substituição é um ato de preservação ambiental e do bem-estar de todos", defende.
O oficial lembra ainda que um copo descartável leva entre 250 a 400 anos para se decompor na natureza, causando um impacto ambiental muito nocivo. "Esses copos não são reciclados porque não vale a pena, devido ao pouco peso", explica. Diante dos benefícios advindos da suspensão dos descartáveis, a Companhia resolveu adquirir as canecas duráveis e distribuir por todo o contingente policial.
Marcelo Vasconcelos espera que a atitude se estenda aos demais setores da Assembleia, para que o consumo de descartáveis seja reduzido ao máximo. "A partir de amanhã (22/08), a 2ª Companhia não solicita mais esse produto", frisa.
A coordenadora substituta da A3P, Luana Ponte, presente ao ato que marcou o início da distribuição das canecas com os policiais, agradeceu a adesão da Companhia à campanha. "Queremos também que outros setores da Assembleia se sintam incentivados a reduzir o consumo de descartáveis. A gente sabe o impacto que o plástico causa no meio ambiente. Há uso de água potável tanto no consumo quanto na reciclagem de materiais plásticos. Uma vez que a gente não gera mais esse resíduo, está sendo protegida a natureza e reduzido o consumo de água", enfatiza.
Ela lembra ainda que outros setores já aderiram à campanha, como a Diretoria Geral, a Rádio FM Assembleia 96,7 e o Núcleo de Comunicação Interna ‒ os dois últimos integram a Coordenadoria de Comunicação Social do Poder Legislativo. "A expectativa é que a adesão aumente", pontua.

alce

Nenhum comentário:

Postar um comentário