quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Encontro na Rajada debate formação pedagógica dos professores e dos Nucas

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef na Prefeitura promoveu nesta quinta-feira (29/8) um encontro na Escola Yara Guerra Silva, localizada no Quilombo da Serra da Rajada, com objetivo de debater e apresentar à população o projeto de reformulação pedagógica da unidade e executar a primeira etapa da formação dos membros dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (Nucas).
Conforme Cláudia Quilombola, supervisora de inclusão étnico-racial e territorial da Secretaria Municipal de Educação (SME), “uma comissão será criada com representantes dos segmentos estudantil, da comunidade, além de pais, professores, gestores e servidores”. “Após a formação, será iniciado um trabalho de reformulação do projeto político pedagógico, onde a história e a cultura da comunidade entra no plano, que será concluído em dezembro de 2020”, explica.
Uma das propostas discutidas na roda de conversa de hoje foi a construção de um cardápio específico para as escolas quilombolas de Caucaia. Tudo com base na tradição alimentar da comunidade e nos produtos fornecidos na região. A ideia é implementar uma formação continuada para as merendeiras e valorizar produtos produzidos e característicos desses locais.
Estavam presentes no encontro de hoje membros da comunidade, pais de alunos, professores, membros do núcleo gestor e servidores. Ana Cláudia, agricultora com selo orgânico, acredita que o encontro debateu o cuidado com as gerações da comunidade da Rajada. “Queremos que melhore cada vez mais nossa escola e nossa comunidade. Esta atividade faz todos pensarem com este objetivo e com todo cuidado com nossos costumes, tradições e cultura.”
Nesta sexta-feira (30/8), ação similar será realizada na Escola Indígena Abá Tapeba. Serão promovidas atividades como rodas de conversa, exibição de vídeos e oficinas de fanzine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário