segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Medalhistas de Olimpíadas Científicas são homenageados em solenidade na AL

A Assembleia Legislativa homenageou em sessão solene, nesta segunda-feira (26/08), 88 estudantes que obtiveram medalhas de ouro, prata e bronze em olimpíadas nacionais e internacionais de Matemática, Física, Química e Ciências em 2018. O evento foi alusivo ao Dia do Estudante Medalhista em Olimpíadas Científicas, comemorado em 26 de agosto. A solenidade aconteceu no Plenário 13 de Maio e atendeu solicitação do deputado Carlos Felipe (PCdoB).
Para Carlos Felipe, os medalhistas de olimpíadas do conhecimento – “pessoas que estudam, que vão transformar o País, que vão inovar, que são referência em educação no País, que vão gerar novas tecnologias"– não recebem o devido reconhecimento, diferentemente dos medalhistas das olimpíadas esportivas.
“Em nome de todos esses que perdem madrugadas, que amam estudar e querem transformar o mundo em algo melhor, em nome de quem ama o ensino, em nome de vocês que sacrificam momentos de lazer, eu queria, de coração, agradecê-los e dizer que a gente tem confiança, graças a vocês, de que o Ceará está no caminho certo”, parabenizou.
O presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), João Milton, destacou que duas profissões têm forte característica de missão: o magistério e a medicina. Ele também ressaltou que o Inesp consolidou um boletim da educação básica, informando que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas públicas cearenses de ensino fundamental, do 4º e 5º anos, passou de 2.8, em 2005, para 6.1, em 2017.
“Não há precedentes de que outro estado tenha alcançado um ritmo de melhoria na educação básica pública como o Estado do Ceará”, pontuou, salientando que é preciso ousar ainda mais e buscar superar esse resultado.
Representando todos os estudantes medalhistas, Daniel Soares Azevedo, aluno da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dona Marieta Cals (Cariré/CE), enfatizou o papel de seu professor de matemática, Francisco Fagner, na obtenção da medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
“Quando fui para o Ensino Médio, eu tive esse professor que me ajudou a extrair meu potencial, a melhorar naquela disciplina em que eu já tinha uma facilidade, e depois, degrau por degrau, eu consegui chegar à medalha de ouro. Teve uma mudança de atitude minha? Teve. Mas também teve o diferencial do meu professor”, apontou.
O coordenador geral da Olimpíada Brasileira de Química e coordenador da Olimpíada Nacional de Ciências, Sérgio Melo, observou que, ao contrário das olimpíadas esportivas, todos os participantes das olimpíadas científicas são vencedores.“Todos que participam são vencedores. Vocês são vencedores. Não vencem aqueles que não participam”, afirmou. Sérgio comentou ainda sobre as dificuldades enfrentadas pela falta de recursos para a educação. “Realmente não tem condição de sustentabilidade. A gente luta, luta, luta, mas esbarra nesse problema”, lamentou.
O diretor do Colégio 7 de Setembro, Henrique Soárez, chamou atenção para o fato de que os desafios vencidos até agora pelos medalhistas mostram que eles são alunos focados, dedicados e inteligentes. “O que eu queria conclamar a vocês que já são campeões, mas que também vão ser campeões nessa maratona da vida profissional, é que estejam atentos às habilidades que são demandadas em cada momento e que sejam autônomos no sentido de desenvolver essas habilidades conforme elas forem sendo necessárias”, frisou.
Entre os 88 estudantes homenageados estão sete alunos premiados em olimpíadas internacionais: Antônio Italo Lima Lopes, Rafael Prado Basto, Pedro Gomes Cabral, Samuel Prieto Lima, Joaquim Miguel Moreira Santiago, Ygor de Santana Moura e Thiago Oliveira Sousa. Também foram agraciados com homenagens escolas públicas e particulares, professores, coordenadores de escolas e o coordenador da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), José Alberto Duarte Maia.
Também participaram da solenidade o coordenador dos Colégios Militares do Ceará, coronel Francisco Kennedy Pimentel Lopes; o comandante do Colégio Militar de Fortaleza, coronel Evangelista; e o diretor superintendente da Organização Farias Brito, Talles de Sá Cavalcante.
BD/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário