sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Secretaria capacita 570 servidores em imunização

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encerra nesta sexta-feira (30) a capacitação em imunização para 570 enfermeiros, técnicos em Enfermagem e agentes comunitários de Caucaia. O curso durou cinco meses e foi fruto de parceria com a Faculdade Terra Nordeste (Fatene).
A formação teve como objetivo fortalecer a estratégia criada pela SMS para facilitar o alcance dos indicadores locais de imunização. “O agente de saúde nunca foi envolvido neste processo de vacinação. E ele tem uma ligação forte com a população e com o posto de saúde”, afirma a coordenadora do Departamento de Educação Permanente da SMS, Camila Moreira.
Ela conta que as estratégias foram criadas para envolver os profissionais de vacinação dos postos. “Não basta apenas fornecer a vacina. A estratégia envolve o enfermeiro, que gerencia a sala, o técnico de enfermagem, que vacina as crianças e registra no sistema, e o agente de saúde, que leva a informação e busca as pessoas que não estão se vacinando naquele território”, descreve.
A capacitação foi elaborada de acordo com o perfil de atuação de cada profissional na estratégia de alcance de metas dos indicadores de vacinação preconizados pelo Ministério da Saúde. Os enfermeiros participaram do curso “Gerenciamento em sala de imunização”, com duração de 100 horas/aula.
Já os técnicos em Enfermagem fizeram o curso “Aperfeiçoamento em Imunização”, com 80h/aula, enquanto os agentes de saúde participaram do curso “Atualização em Imunização”, com 40h/aula. Todos tiveram atividades teóricas e práticas.
Este é o segundo ciclo do curso, que conta com 50 enfermeiros e 300 agentes de saúde. No primeiro ciclo, encerrado no primeiro semestre deste ano, foram capacitados 92 técnicos em Enfermagem, 25 enfermeiros e 105 agentes de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário