sexta-feira, 31 de julho de 2020

Judiciário em Evidência aborda desafios da Justiça diante da pandemia




O programa Judiciário em Evidência retorna à programação da TV Assembleia (canal 31.1) neste sábado (01/08), a partir das 18h30, com edição especial sobre os desafios da Justiça cearense diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Considerando que o teletrabalho tem sido essencial à manutenção dos serviços no Estado, as equipes de reportagem apresentam as bases do home office, o novo sistema de atuação, bem como os benefícios, a produtividade e a satisfação com o modelo remoto.

A atração destaca que o cidadão usuário final tem boa avaliação do atendimento eletrônico das unidades do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) na capital e no interior, como foi o caso da microempreendedora Tânia Gurgel, que precisou acionar um Juizado Especial em Fortaleza para cancelar o plano de saúde.

Com o atual cenário, as vendas caíram muito e ela precisou cortar algumas despesas, mas encontrou resistência da operadora. Após buscar o atendimento eletrônico do TJCE, a microempreendedora ficou satisfeita com o retorno que obteve. “Eu achava que, com essa pandemia, não teria esse retorno do Judiciário, mas teve. De imediato retornaram, marcaram horário da audiência por videoconferência. Foi tudo maravilhoso”, relata Tânia Gurgel.

Sobre o trabalho remoto judicial, advogados comentam que têm tido respostas mais ágeis por meio dele. “Ficamos surpreendidos com a quantidade de intimações via Diário da Justiça, com o volume de despachos e até mesmo de sentenças em processos que já aguardavam resolução de mérito”, afirma Romero Lemos.

Para Brena Arrais, “foi muito importante esse resultado, essa resposta da Justiça célere, que passa credibilidade à sociedade”.

Já na avaliação de Daniel Elias, “o Judiciário simplesmente não parou e continuou movimentando os processos que estavam pendentes, que, querendo ou não, eram encargos das Varas e dos Juizados”.
Durante o programa, os servidores e magistrados também analisam o home office como um modelo que traz mais vantagens para todos.

Um dos benefícios ao público externo apontados é a maior agilidade. Já para o interno, as principais vantagens consideradas são a maior qualidade de vida e a economia de recursos, conforme mostra a pesquisa de satisfação da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal.

Outro destaque do programa é o presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, que comenta sobre o investimento feito nos últimos anos em tecnologia, propiciando as condições necessárias ao teletrabalho. Ele ressalta ainda as novas medidas, como o Laboratório de Inovação e o Programa de Modernização do Judiciário (Promojud). 

A iniciativa envolve financiamento de US$ 35 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a ser aplicado em inteligência artificial e ações inovadoras. “Queremos que haja um nível de automação muito maior no processo judicial. Queremos pensar no TJ digital”, salienta Washington Araújo.

A reportagem mostra ainda que, além de enfrentar os desafios da pandemia, o TJ cearense está se planejando para os próximos 10 anos.

Em pauta também a produtividade durante o período e outros dados de atendimento ao público.

Judiciário em Evidência é produzido pela Assessoria de Comunicação Social do TJCE e fica disponível no site www.tjce.jus.br e no YouTube, além de ser exibido também pela TVC, TV Fortaleza e TV O Povo.
RG/AT/com Assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário