quinta-feira, 30 de julho de 2020

Sede do Banco de Alimentos de Caucaia é reformada


A sede do Banco de Alimentos de Caucaia recebeu obras de reforma na sua estrutura, garantindo mais qualidade e agilidade no atendimento de produtores e entidades que utilizam o equipamento.

Além da nova pintura, a Prefeitura de Caucaia realizou a revitalização dos muros da sede e a troca do sistema elétrico do prédio. O equipamento é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS). “Com a reforma, poderemos trabalhar de forma mais rápida e prática no escoamento da produção do agricultor familiar e, ao mesmo tempo, no repasse destes produtos às instituições cadastradas”, comentou a titular da pasta, Ana Cristina.

A partir do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, o Banco de Alimentos de Caucaia compra vários produtos, entre banana, macaxeira, ovos caipiras, cocada, tomate e pimentão, e distribui para 44 instituições cadastradas no Banco, além dos dez Centros de Referência da Assistência Social (Cras), os dois Centros Especializados da Assistência Social (Creas), o Abrigo Domiciliar, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (POP), o Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha e a Maternidade Santa Terezinha.

Os alimentos são comprados de 167 produtores quilombolas, indígenas e agricultores do Programa Agricultura Familiar. Deste total, 77 são produtores orgânicos certificados. “Os produtos que estamos distribuindo são naturais, sem agrotóxicos. Estamos levando alimentos de qualidade para as nossas crianças e diversas instituições”, comenta Edmilson Soares, coordenador do Banco de Alimentos. Cerca de 25 toneladas de alimentos são comprados e doados toda semana. “Já atingimos a marca de 31 toneladas de alimento em uma semana. Durante a pandemia, nossos trabalhos não pararam”, afirma. 

O Banco de Alimentos de Caucaia também desenvolve o PAA Leite, que distribui 4.800 mil litros de leite toda semana para 63 instituições, incluindo 21 escolas municipais. As distribuições são feitas duas vezes por semana. Além de abrigar a Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da SDS, a sede do Banco de Alimentos também é utilizada para palestras e treinamentos voltados à alimentação saudável.

Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário