sexta-feira, 24 de julho de 2020

Ação garante cuidados à saúde mental dos profissionais da atenção primária

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou uma ação voltada para os cuidados à saúde mental dos profissionais que atuam nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do município.
Os trabalhos são realizados pelo Núcleo de Educação Permanente (NEPS) da SMS e focam os primeiros cuidados psicológicos por meio de rodas de diálogos, dos mais variados perfis profissionais atuantes nos postos de saúde, entre médicos, atendentes e zeladores. 
“Muitos profissionais da saúde passaram e ainda passam pelas turbulências emocionais causadas pela pandemia do novo coronavírus. Dividindo suas responsabilidades em contribuir no atendimento ao salvar vidas e na sua vida pessoal”, afirma o titular da pasta da saúde, Moacir Soares.
Ele ressalta que este cenário foi a principal justificativa para a realização da ação. “Esta é uma oportunidade para aquele profissional que esteja se sentindo debilitado emocionalmente, de falar, ouvir e, além disso, abrir portas para algum tratamento mais especifico”, comenta.
As rodas de conversa acontecem dentro das UAPS, no ambiente de trabalho dos profissionais. Ontem (23), a primeira ação aconteceu com os profissionais da UAPS Giselda Magalhães Bezerra, localizada no Potira II. 
“Este trabalho é fruto da percepção que emerge dos cuidados psicológicos que se fazem necessários àqueles que dedicam seu tempo a cuidar diretamente das pessoas, que são os profissionais dos postos de saúde”, conta a idealizadora da ação, Idalice Barbosa. 
Intitulado “Teia de cuidado: atenção psicossocial para profissionais de saúde em tempos de pandemia”, a ação vai chegar a todos os postos de saúde de Caucaia. “O resultado da pandemia está tendo uma repercussão muito grande, principalmente aos profissionais”, finaliza Idalice.
 
Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário