quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Novo calendário de vacinação já está em vigor

Desde o início do mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passou a adotar as mudanças recomendadas pelo Ministério da Saúde para o Calendário Nacional de Vacinação. As novidades para 2018 ficam por conta da ampliação da faixa etária de determinadas vacinas. 
O novo programa de imunizações passa a disponibilizar uma segunda dose da vacina contra a varicela para crianças de quatro até seis anos de idade (seis anos, 11 meses e 29 dias). Até o ano passado, era ofertada apenas uma dose, entre os 15 meses e os quatro anos de idade. Também está entre as mudanças a oferta da dose única da Meningocócica C para adolescentes de 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), expandindo a faixa que era de 12 a 13 anos.
Novas áreas de recomendação para a vacina contra a febre amarela também foram incluídas na lista do órgão federal, mas o Ceará segue fora dessa relação. “Caucaia não é uma área com recomendação para vacina porque o vírus não circula aqui. Mas, no caso de viagem comprovada para áreas afetadas, as pessoas podem procurar a vacina na Central de Imunização”, explica o coordenador do setor de Imunização da SMS, Luiz Moura Júnior.
Ele lembra que o ideal é que a pessoa tome a vacina até dez dias antes da viagem. A lista das regiões sinalizadas pode ser conferida no site do Ministério da Saúde.
Caucaia conta com salas de vacinas em as todas as suas 47 Unidades Básicas de Saúde. Os equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.
SERVIÇO
Central de Imunização 
Onde: rua Nossa Senhora dos Prazeres, 436. Açude - Caucaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário