quarta-feira, 10 de abril de 2019

Comissão de Cultura aprova projeto do deputado Bruno Pedrosa


A Comissão de Cultura e Esporte (CCE) da Assembleia Legislativa aprovou um projeto de lei do deputado Bruno Pedrosa (PP), durante reunião ordinária na tarde desta terça-feira (09/04), no Complexo de Comissões Técnicas.
O PL nº 43/2019 institui como patrimônio cultural do estado do Ceará o zoológico do Santuário de São Francisco, no município de Canindé.
Conforme destaca o autor do projeto, São Francisco é conhecido como protetor dos animais e padroeiro da ecologia. Ao longo dos séculos, foi admirado por seu voto de pobreza, humildade, liberdade religiosa, além da grande bondade com todos os seres vivos, em especial os animais.
Decorrente dessa crença, os devotos que faziam peregrinação à cidade de Canindé para os festejos do santo costumavam levar animais para a cidade no período. A prática recorrente e a grande quantidade de animais levados, antes colocados em recintos no pátio na entrada do convento, impuseram a adequação de uma área específica para acolhimento dos animais. Assim, da crença na pureza dos animais protegidos por São Francisco surgiu o zoológico do Santuário.
Participaram da reunião os deputados Marcos Sobreira (PDT), Nezinho Farias (PDT), Nelinho (PSDB), Nizo Costa (Patriota), Walter Cavalcante (MDB), Augusta Brito (PCdoB), Guilherme Landim (PDT), Leonardo Araújo (MDB), Antônio Granja (PDT) e Júlio César Filho (PPS).  
WR/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário