sexta-feira, 3 de julho de 2020

Programa Morar Dias apresenta história do Sobrado de Pernambuquinho

O oitavo episódio do programa Morar Dias, do Núcleo de Documentários da TV Assembleia (canal 31.1), apresenta neste sábado (04/07), às 20h, a história do Sítio Recreio, tradicionalmente conhecido como Sobrado de Pernambuquinho ou casarão dos Chaves, localizado no Maciço de Baturité. O episódio também mostra como várias pessoas de uma família podem desfrutar seus dias em uma mesma casa.
A residência foi construída por padres pernambucanos no ano de 1873. Nessa época, o sítio tinha como objetivo servir, inicialmente, como casa paroquial e depois como escola, mas essa ideia não deu certo por falta de alunos. Após algum tempo, os religiosos venderam a propriedade para o Dr. Otávio Lobo, e, em 1940, o sítio foi adquirido por Lauro e Carmem Chaves.
Segundo o arquiteto Marcelo Capasso, a casa encanta pelo grande porte e é carinhosamente conhecida como um sobrado, mas na verdade não se enquadra nesse tipo de construção. Ele também explica que apesar de o imóvel estar localizado numa região serrana, a aparência remete a imóveis urbanos da segunda metade do século XIX.
Para Isabel Chaves, neta de Lauro e Carmem, a residência representa a união da família. “Esses valores permanecem preservados por todos que frequentam o Sítio Recreio”, declara.
O programa Morar Dias vai ao ar no sábado (04/07), às 20h, com reprise no domingo (05/07), às 22h. Tem direção geral, revisão e sonorização de Angela Gurgel; produção de Janaína Gouveia; edição de vídeo de Daniel
Cardoso; direção de fotografia de Cristiano Freitas e Vinícius Augusto Bozzo que, também, foi responsável pela finalização. As imagens são de Cristiano Freitas (MT Vídeo), Daniel Cardoso (Drone), Marcelo Alves e o som direto de Arlindo Orlando (MT Vídeo).
WT/LF

Nenhum comentário:

Postar um comentário