quinta-feira, 23 de maio de 2019

Grupo de venezuelanos está provisoriamente em centro para idosos

Parte dos 90 imigrantes venezuelanos que chegaram a Fortaleza no último dia 16 foram transferidos pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos para um centro de atendimento a idosos. Por volta das 20 horas dessa quarta-feira, 22, 38 venezuelanos chegaram ao novo local de estadia temporária: o Centro-Dia de Referência para Pessoas Idosas, localizado na Barra do Ceará.
Viviane Mendes, coordenadora do Centro-Dia, assegura que as famílias “estão felizes tendo a dignidade resgatada”. Ela foi entrevistada para o programa O POVO no Rádio, desta quinta-feira, na rádio O POVO CBN. No equipamento, eles recebem alimentação e quartos até que a Prefeitura os encaminhe para um abrigo definitivo. Estabelecidos no primeiro andar do Centro-Dia, os imigrantes aguardam pelo cadastro por meio do qual poderão receber serviços assistenciais.
Segundo a coordenadora do Centro-Dia, dos 38 que chegaram na noite desta quarta-feira, oito foram para Bélem buscar parentes. Apesar da disposição em acolher as famílias, Viviane pondera que trata-se de uma situação “indescritível”. “São pessoas que estão fugindo de uma realidade complicada no seu país, mas a gente não tem esse suporte no Brasil para atendê-los”, explica. “Se a gente for analisar, a gente tem também no nosso País situações muito parecidas.”
O abrigo temporário
Inaugurado em janeiro de 2018, o centro é um espaço municipal destinado ao atendimento e convivência de idosos em situações de vulnerabilidade. Lá, cerca de 60 pessoas idosas de ambos os sexos são atendidas diariamente por meio de serviços de cuidados cotidiano.
Com informações da repórter Germana Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário