quinta-feira, 23 de maio de 2019

Primeiros trabalhos do programa “Portas Abertas para a Inclusão” são apresentados

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu nessa quinta-feira (23/5) a apresentação dos primeiros trabalhos do “Portas Abertas para a Inclusão”. O evento aconteceu no auditório da pasta e foi uma oportunidade para os primeiros 40 professores de Educação Física inscritos no programa partilharem as experiências que desenvolveram com seus alunos.
“O Portas Abertas para a Inclusão é de extrema importância para uma educação verdadeiramente inclusiva. Os professores passam por um curso de sete módulos e depois desenvolvem um projeto prático dentro daquilo que aprenderam, possibilitando que a criança hoje afastada do contexto do esporte, seja por conta de alguma deficiência física ou qualquer outra questão, possa ser incluída”, explica o coordenador do programa, Kalleb Mendonça.
O Portas Abertas faz parte das ações do Selo Unicef e tem uma proposta orientada pelo direito que todos os estudantes têm de participar das atividades juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. “Uma escola inclusiva é aquela que garante o direito de todos de participar e aprender em igualdade de condições, de modo que todos os alunos possam desenvolver seu potencial. Uma escola que reconhece a educação como um direito humano básico e como alicerce para uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma a coordenadora de projetos da SME, professora Andréa Herculano.
Para o professor Francisco Carlos Batista Dantas, “foi muito enriquecedor participar da capacitação e desenvolver um projeto voltado para a inclusão. O fato de termos autonomia para desenvolvermos projetos de acordo com nossas possibilidades, estrutura física de que dispomos e necessidades dos nossos alunos potencializa a aprendizagem e fortalece valores como o respeito.”

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