sexta-feira, 24 de maio de 2019

16 postos funcionam neste sábado (25) em Dia D de vacinação contra a gripe

https://www.caucaia.ce.gov.br/admin/view/noticia/img/20190524110043saude_gripe_vacina_campanha.jpg 
A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado (25/5) o segundo Dia D da vacinação anual contra a gripe H1N1. Até o momento, 65% dos indivíduos dos grupos prioritários da cidade foram vacinados. Isso equivale a mais de 63 mil doses aplicadas. A campanha encerra em 31/5.

Dezesseis postos de saúde vão ofertar gratuitamente as vacinas amanhã, das 8 horas às 13 horas. São eles: Planalto Caucaia, Dona Cotinha, Parque Soledade I, Itambé, Pacheco, Sítios Novos, Capuan, Arianópolis, Picuí, Rossilda Pontes, Araturi, Francisca de Fátima, Paulo Pontes, Potira I e II e Novo São Miguel.
Além disso, 17 pontos de apoio estratégicos serão espalhados no município para o reforço na imunização. “Esse tipo de gripe é muito grave e pode levar à morte. O momento requer a mobilização de agentes comunitários de saúde, trabalhadores da saúde, professores, profissionais dos Cras e sociedade civil para conscientizar e alertar os grupos de risco e que estes não percam esse benefício e compareçam às UBSs”, enfatiza o secretário municipal de saúde Moacir Soares.
A vacina ofertada é trivalente, que protege contra o vírus H1N1, o vírus H3N2 e o vírus do tipo B. Os dez grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde são: crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), trabalhadores da Saúde, professores, povos indígenas, idosos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Em 2018, Caucaia superou a meta e vacinou vacinando 94,71% dessas categorias. Neste ano, “nossa meta é vacinar 94.234 pessoas nos grupos prioritários”, declara o coordenador de Imunização da SMS Luiz da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário