quinta-feira, 23 de maio de 2019

Naumi entrega novas instalações de Caps AD; espaço faz mais de 3.000 atendimentos

O prefeito Naumi Amorim entregou nesta quinta-feira (23/5) as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). O equipamento fica no Centro de Caucaia e passou por reforma do teto e piso, reparo nos banheiros, restruturação hidráulica e elétrica, troca de portas e pintura.
Por mês, o Caps AD registra mais de três mil atendimentos. “A gente tem sempre que olhar com bons olhos pra serviços como esse. Porque quem é atendido aqui precisa de acolhimento, de orientação especializada, de gente que olhe com seriedade pras medidas que devem ser implementadas em cada caso. E esse aqui era um equipamento sem condições de trabalho e atendimento”, afirmou Naumi.
Dentre outros serviços, o Caps AD conta com terapia de grupos, terapia individual, consultas médicas, palestras, matriciamento, acompanhamento familiar e visitas domiciliares. “Não são quaisquer pacientes que são atendidos aqui. São pacientes que tomam remédio controlado e precisam de acompanhamento. São pessoas afetadas na sua saúde psicoemocional. Esse é um serviço muito essencial. E o bom acolhimento é a principal das terapias”, disse o secretário municipal de Saúde Moacir Soares.
Ele classificou de “revolução” o que Caucaia passa no sistema de saúde local. E destacou medidas como a contratação de oito psiquiatras, a criação de uma residência multiprofissional em Caucaia (que beneficia o Caps AD), a criação de seis leitos de saúde mental no Hospital Municipal e a abertura de um Caps Infantil. “Em dois anos, nós saímos do quase nada para o quase tudo. A saúde de Caucaia passou por uma metamorfose”, acrescentou Moacir Soares.
No Caps AD, os usuários são atendidos por uma equipe técnica formada por assistentes sociais, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeira, técnica de Enfermagem, médico psiquiátrica, médico clínico, agente administrativo, vigilantes, agentes de serviços gerais, coordenadora técnica e coordenadora administrativa.
“Toda a gestão compreendeu a importância desse espaço. Faça chuva ou faça sol, num espaço bonito como esse ou não tão belo assim, os profissionais não deixam a peteca cair. Estão sempre inovando pra atender os pacientes da melhor forma possível. Esses profissionais insistiram, resistiram e hoje veem isso acontecer”, frisou a coordenadora da Saúde Mental de Caucaia Malbia Rolim.
SERVIÇO
CAPS ÁLCOOL E DROGAS
ONDE: rua Coronel Correia, nº 2.112, no Centro de Caucaia.
TELEFONE: (85) 3342.8078.

Nenhum comentário:

Postar um comentário