segunda-feira, 27 de maio de 2019

Núcleos gestores são preparados para Censo Escolas 2019

https://www.caucaia.ce.gov.br/admin/view/noticia/img/20190527121506censo_escola_educacao.jpg 
A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza até 29/5 reuniões com membros dos núcleos gestores de todas as 187 unidades escolares localizadas nas regiões da Sede, Praia, Jurema, Garrote, BR-020 e BR-222. O primeiro encontro aconteceu hoje, com o objetivo de preparar diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares para o Censo Escolar 2019, que inicia nesta quarta-feira (29) e vai até 31 de julho.
O Censo é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. Realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a coleta de dados tem a finalidade de subsidiar o planejamento e a efetividade das políticas públicas educacionais.
O levantamento abrange as mais diferentes etapas e modalidade de ensino, coletando dados sobre a infraestrutura das escolas, além de etapas e modalidades de escolarização oferecidas. Com relação aos alunos, a SME vai buscar dados referentes a gênero, etnia, idade, etapa, escolaridade, nacionalidade, local de nascimento, turma, turno, utilização de transporte escolar e casos de pessoas com deficiência. A formação dos professores e núcleo gestor também é pesquisada.
Para a diretora de Planejamento da SME Célia Coelho, “os dados coletados através do Censo Escolar devem ser os mais fidedignos possíveis, pois serão refletidos no planejamento das políticas públicas de Caucaia, impactando diretamente nos recursos para livros, merenda, transportes escolar, adaptação para alunos com deficiência, dentre outros de suma importância para nossas crianças e adolescentes.”
Os resultados trazem uma melhoria do sistema educacional, uma vez que funcionam como norte para melhor distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Nenhum comentário:

Postar um comentário