O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), apresentou nesta terça-feira (7/5), na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em Fortaleza, o Plano de Gestão Integrada (PGI) da orla.
A iniciativa tem como objetivo informar aos representantes da Comissão Técnica Estadual do Projeto Orla (CTE) os procedimentos, a metodologia e os resultados desenvolvidos no decorrer das fases do Projeto Orla (Oficina I e II, audiências públicas, seminários e reuniões).
Conforme o coordenador do Projeto Orla de Caucaia, Ivan Jeferson Sampaio Diogo, os documentos do município estão agora sendo avaliados pela CTE. “O projeto foi uma colaboração contínua entre a Prefeitura e a sociedade civil. No momento, está em processo de correção e posteriormente será enviado para o Ministério do Meio Ambiente. E, desta forma, receber futuros financiamentos”, explica.
A apresentação do Imac abordou a divisão da orla marítima de Caucaia em unidades e trechos prioritários para a conservação socioambiental, além dos cenários atuais, cenários desejados e linhas de ação. Os próximos passos serão reuniões sistemáticas entre a comissão e o coordenador para correções no PGI e encaminhamento para o ente federativo.
As linhas de ação abrangem problemas sociais e ambientais, promovendo a qualidade ambiental das praias e estuários, ordenamento do uso e ocupação, tratamento paisagístico e urbano, orla segura e fomento e apoio às atividades produtivas.
O Projeto Orla vai representar benefícios sociais e ambientais para a população costeira de Caucaia e comunidades tradicionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário